Lideranças comunitárias de Aparecida de Goiânia participaram na manhã desta quarta-feira,20, de um city tour e conheceram algumas obras da gestão municipal executadas nos últimos anos ou em execução.
Na Sala de Reuniões da Cidade Administrativa Maguito Vilela, o prefeito Vilmar Mariano recepcionou os líderes comunitários de diferentes regiões. Aos convidados, foi apresentado um vídeo institucional destacando os principais avanços da cidade em mobilidade, infraestrutura, saúde, educação e crescimento econômico.
“Aparecida é uma cidade grande e, às vezes, quem mora em determinada região não percebe o que está sendo feito em outra. Por isso, criamos esse tour para que moradores de diversos bairros possam conhecer as ações da administração. Além disso, temos a oportunidade de estreitar o relacionamento com as lideranças comunitárias”, comentou Vilmar sobre a iniciativa.
Videomonitoramento
Em seguida, o secretário de Articulação Política, Marlúcio Pereira, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Weber Júnior, apresentaram aos visitantes a estrutura física do Centro Integrado de Tecnologia (CIT) e o funcionamento do sistema de videomonitoramento, com centenas de câmeras de última geração, implantando através do projeto Cidade Inteligente.
Weber Júnior enfatizou que após a implantação do sistema os índices de criminalidade reduziram significativamente na cidade. O comandante da GCM lembrou que o sucesso da iniciativa se deve ao investimento em tecnologia e também ao trabalho preventivo e repressivo realizado em conjunto com as demais forças de segurança.
Centro Olímpico
Após conhecer o moderno sistema de vigilância, a comitiva seguiu para o Centro Olímpico. O complexo esportivo oferece formação em diversas modalidades para crianças e adolescentes. Atualmente, mais de 1,4 mil alunos estão matriculados e são acompanhados pelos professores da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semel). Adultos e idosos também são beneficiados.
O Centro Olímpico conta com campo de futebol oficial e society, quadra poliesportiva, quadra de areia, vestiários, piscina olímpica e semiolímpica e departamento administrativo. As aulas são ministradas no período matutino, vespertino e noturno de segunda a sexta-feira.
HMAP
Muitas lideranças comunitárias já ouviram falar do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), mas não tinham a exata dimensão da unidade.
Administrado pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, o HMAP está entre os melhores do País. Levantamento recente da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Epimed Solutions aponta que o número de pacientes atendidos na UTI aumentou 53% em relação ao ano passado. Isso foi possível porque através de técnicas inovadoras e tratamentos específicos, a unidade conseguiu reduzir a permanência dos pacientes nos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo. Outra pesquisa aponta ainda que o nível de satisfação dos pacientes tratados na unidade é de 97%.
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado é o maior do Estado de Goiás construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1,1 mil internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais. O acesso aos serviços do HMAP ocorre via Central de Regulação de Aparecida de Goiânia.
Praça da Juventude
O ônibus com as lideranças comunitárias passou pela Praça da Juventude, no Setor Garavelo. 85% das obras do complexo esportivo foram executadas e, em breve, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai entregar o benefício à população. O trabalho é realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e tem orçamento de R$ 2,7 milhões. A praça é considerada uma das maiores da cidade, com área de aproximadamente 9 mil metros quadrados. Quando pronto, o espaço irá servir a população como um amplo espaço de convivência, cultura e prática esportiva. O local receberá um complexo poliesportivo com arquibancada para 300 pessoas, um teatro do tipo arena com capacidade para 100 pessoas, quadra de vôlei e outros equipamentos para dar melhor qualidade de vida para a população. Terá ainda pista de caminhada e pista de skate.
Restaurante Popular
O city tour terminou no Restaurante Popular, no Jardim Tropical, o secretário Marlúcio Pereira representou o prefeito Vilmar e almoçou com as lideranças comunitárias.
O Restaurante Popular foi reformado recentemente pela administração municipal e serve cerca de 1,5 mil refeições diariamente ao custo simbólico de R$ 2. Nutricionistas são responsáveis pelo cardápio e todo processo de produção leva em considerações normas técnicas de saúde.
Ao final da expedição, Niltomar Barros, que mora no Jardim Helvécia, aprovou a iniciativa. “Achei uma maravilha porque não conhecia muita coisa. Hoje, conheci o Centro Olímpico, a nova praça do Garavelo. Conheci também o restaurante, que serve uma comida boa”.
Responsável pela organização do tour, Marlúcio justificou a iniciativa. “Estamos promovendo a integração entre diferentes regiões da cidade. Quem está na Região Leste, por exemplo, não tem contato com o que a prefeitura tem feito deste outro lado da cidade. Nos próximos tours, vamos passar pelos eixos viários também”, pontuou.
Fonte: Secom/Aparecida