A Prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SEMEC) através de parceria entre a Escola Municipal Maria Faleiro de Araújo e a ONG MPC, realizou neste sábado, 23, na Chácara Acampamento Shiloah, o evento MPC Aventura. Foi um bom mento recreativo e esportivo com atividades voltadas para a promoção dos valores humanos, através de vivências coletivas e interativas em formato de gincana.
A iniciativa faz parte de um conjunto de atividades realizadas entre a escola e a ONG desde 2017, onde os alunos realizam atividades lúdicas, práticas e vivenciais, favorecendo a socialização e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que fazem referência a valores como unidade, equilíbrio, domínio próprio e apoio mútuo.
Para Mônica Virgínia, gestora da escola, é muito importante realizar ações como essa, pois é possível perceber a diferença no comportamento dos discentes, dentro e fora da sala de aula.
“Eu percebo que os alunos entendem mais sobre o respeito, sobre cooperar, sobre trabalho em equipe e sobre a questão emocional, que sem dúvidas, hoje é o maior problema“, concluiu.
O projeto aconteceu no Acampamento Shiloah, entre 7h e 17h, e contou com 100 alunos que participaram das atividades propostas ao decorrer do dia.
Heloanne Vitória que é aluna da instituição desde o ínicio do projeto destacou a importância de ações como essa: “É um projeto muito bom, que já me ajudou bastante, já participei muito de movimentos da MPC e eu creio que realmente traz uma melhoria muito grande pra quem tá participando, sem contar que tira a gente da sala de aula, e podemos conhecer mais os outros alunos, o que é ótimo, né?.”
A MPC é uma organização internacional que está no Brasil há 70 anos e chegou à região metropolitana de Goiânia há aproximadamente 54 anos. Tem como público-alvo jovens e adolescentes, desde 2008, a ONG desenvolve o trabalho social em escolas.
O objetivo do MPC Aventura é compartilhar princípios e valores cristãos, trazendo atividades esportivas e de lazer em um ambiente descontraído, lúdico e de aventura”, explicou Matheus Vilar, líder do projeto. “A gente acredita que a escola tem um grande papel em proporcionar essas virtudes, esses valores, esses princípios, mas o nosso objetivo é somar com a escola. Dessa forma, tirando os meninos de um ambiente padronizado que eles estão acostumados, para que eles tenham novas vivências e possam participar de atividades que falam sobre autocontrole, persistência, união e diversos outros princípios”, concluiu o líder do projeto.
Texto – Marcos Aurélio
Fotos – Vitória Carvalho
Secretaria de Comunicação e Eventos