São mais de 60 mil moradores beneficiados pela frente de serviços que reúne todas as secretarias do município na oferta de atendimentos gratuitos à população nesta sexta e sábado.
Na manhã desta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou mais uma edição do Mutirão de Aparecida, frente de trabalho que leva gratuitamente mais de 100 serviços essenciais diretamente aos moradores da região da Cidade Livre e a outros 13 bairros. Os atendimentos desta edição acontecem na Escola Municipal Neivio Rocha Barbosa, no Residencial Andrade Reis, local que terá serviços também neste sábado e deve atender mais de 60 mil moradores.
Os bairros contemplados pelo Mutirão de Serviços de Aparecida incluem a Cidade Livre, além de regiões adjacentes como Colina Azul, Setor Serra Dourada I e II, Setor Andrade Reis, Jardim Riviera, Jardim Monte Cristo, Jardim Cristalino, Bairro Independência, Jardim dos Girassóis, Setor Marista Sul, Setor Fabrício e Jardim Monte Líbano. Essa abrangência visa garantir que um número significativo de cidadãos tenha acesso aos serviços oferecidos, fortalecendo o compromisso da Prefeitura com a prestação de serviços mais próximos do cidadão.
Entrega de materiais para escolas
A Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou durante o Mutirão de Aparecida a entrega simbólica de materiais esportivos para as unidades de ensino do município. Na ocasião também foi repassado equipamentos para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).
As unidades educacionais que oferecem o Ensino Fundamental receberão, cada uma, um kit de material esportivo, incluindo uma variedade de bolas para atender a diferentes modalidades esportivas, além de outros equipamentos como cones, bombas de ar, colchonetes, coletes e petecas.
Por meio de uma parceria firmada entre as duas secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano, repassou um conjunto de equipamentos adquiridos pelo Tesouro Municipal. Foram repassadas 20 roçadeiras, três moto-pôdas, 100 containers de lixo com capacidade para receber até 1,2 mil litros, além de oito carrinhos manuais para o transporte de cargas e mercadorias diversas. Os equipamentos serão utilizados na realização de serviços de manutenção da limpeza das escolas e Cmeis.
”É uma ação que tem por objetivo promover a qualidade das aulas e a segurança dos nossos estudantes. Portanto, a manutenção das áreas externas, onde também ocorrem atividades pedagógicas, é de extrema importância. Por isso, a parceria entre as duas secretarias e o apoio da Prefeitura”, frisou a secretária de Educação de Aparecida, Professora Idelma Oliveira.
Durante a abertura do Mutirão o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira, ressaltou a boa participação da comunidade.
“Nós estamos vendo as pessoas comparecem em alto número e isso é um sinal claro da importância do Mutirão. Durante essa semana atendemos as demandas e hoje viemos com outros atendimentos para atender essa comunidade”, pontuou o secretário.
A moradora do Jardim Monte Cristo, Edineia Ferreira, aproveitou esta sexta para fazer seu exame de vista. “Estava esperando por esta consulta há bastante tempo e hoje foi rapidinho para fazer”, comemorou a moradora. Além do exame oftalmológico, ela também aproveitou o Mutirão para se inscrever nas vagas de emprego que são oferecidas pela Secretaria do Trabalho.
A Secretaria de Articulação Política esteve presente com atendimentos através da Coordenadoria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, o sr. André Luiz Barbosa do Nascimento e o chefe de informação da igualdade Racial João Ivam Ferreira, prestando serviços de informações sobre os direitos fundamentais e combate ao Racismo, Intolerância e Preconceito e informações sobre uma doença rara e trás muito sofrimento, se trata da anemia falciforme, Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
Foi promovido uma oficina educativa com a confecção de bonecas (Abayame), feitas de pano com as crianças, uma forma de explicar brincando com as bonecas o que é descriminação, preconceito e racismo, as crianças além de aprenderem ainda se divertiram muito.
Por: PORTAL DEMOCRATA
Secretaria de Comunicação de Aparecida
Fotos: Foto: Rodrigo Estrela e Portal Democrata