Grupo de brasileiros espera sinal da embaixada brasileira na Palestina para cruzar fronteira com o Egito
Os cidadãos brasileiros tentando deixar a Faixa de Gaza enfrentaram desafios ao chegarem à fronteira com o Egito neste sábado (14). A Embaixada do Brasil na Palestina não havia informado se orientou o grupo a se deslocar até a fronteira, mas relatos mencionam ameaças de bombardeio em Khan Yunes, a cidade para onde eles foram levados inicialmente.
Eles estavam em um abrigo no norte de Gaza e tiveram que ser evacuados após o governo de Israel dar um prazo de 24 horas para os moradores deixarem a região norte, gerando temores de uma incursão do Exército israelense. O grupo de 19 brasileiros, incluindo bebês e crianças, foi levado para Khan Younes e, em seguida, serão transportados pelo Egito de volta ao Brasil.
Os Estados Unidos também encorajaram seus cidadãos a se aproximarem da fronteira. O governo brasileiro enviou um avião para resgatá-los, aguardando a travessia da fronteira no Egito, em vez da capital, Cairo.
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que o caminho será curto e deve durar cerca de duas horas. “Comunicamos à Defesa de Israel sobre o nosso ônibus: trajeto, placa, lista de passageiros. Tudo para evitar que ele seja bombardeado e possa fazer esse trajeto em segurança”.
FONTE: g1
FOTO: DIVULGAÇÃO/ARQUIVO PESSOAL