Na noite desta terça-feira (17), o Brasil sofreu uma derrota para o Uruguai no estádio Centenário, em Montevidéu, com um placar de 2 a 0. Os gols do time da casa foram marcados por Darwin Núñez e De la Cruz. Além da perda, o Brasil viu Neymar, seu camisa 10, deixar o campo no primeiro tempo devido a uma lesão no joelho. Com essa vitória, o Uruguai alcançou sete pontos, igualando a pontuação do Brasil, mas superando a Seleção pelos critérios de desempate.
No decorrer da partida, ambas as equipes demonstraram grande intensidade, embora as oportunidades de gol fossem escassas. O Uruguai começou pressionando alto nos primeiros minutos, porém sem sucesso. Aos 20 minutos, a equipe uruguaia já tinha acumulado dois cartões, um para o zagueiro Ronald Araújo e outro para o atacante Darwin Núñez. Neste último lance, Núñez cometeu uma falta para interromper um promissor contra-ataque do Brasil, a qual foi prontamente assinalada pelo árbitro.
O primeiro chute em direção ao gol resultou no primeiro tento do jogo, aos 41 minutos, com Darwin Núñez marcando para o Uruguai. Maximiliano Araújo protagonizou uma jogada pela esquerda, avançou até a linha de fundo e cruzou para Núñez, que cabeceou certeiro no canto defendido por Ederson.
Entretanto, após o gol, uma notícia desanimadora atingiu os torcedores. Aos 44 minutos, Neymar empreendeu uma jogada individual no meio-campo, mas caiu após sofrer uma entrada e sentiu dores, deixando o campo chorando devido a uma lesão no joelho esquerdo.
No segundo tempo, o Uruguai iniciou com maior controle do jogo. Embora não tenha ameaçado diretamente a meta de Ederson, a equipe manteve a posse de bola e buscou oportunidades com jogadores como Darwin Núñez, De la Cruz e Valverde. O primeiro chute a gol do Brasil na partida ocorreu aos 15 minutos, quando o zagueiro Gabriel Magalhães cabeceou sem levar perigo ao goleiro Rochet.
A melhor oportunidade do Brasil surgiu aos 23 minutos, quando Rodrygo acertou o travessão em uma cobrança de falta de longa distância.
No final do jogo, o Uruguai aumentou sua vantagem. Aos 32 minutos, Darwin Núñez recebeu um arremesso lateral na área, superou a marcação de Casemiro, Gabriel Magalhães e Marquinhos, e fez um cruzamento para De la Cruz, que estava posicionado na pequena área e marcou o segundo gol da partida.
Com essa derrota, a Seleção Brasileira encerrou uma sequência invicta de 37 jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo. A última derrota da equipe tinha ocorrido em 2015, quando Dunga era o treinador.
Foto: divulgação/TERRA
Texto: PORTAL DEMOCRATA