Na noite desta terça-feira, 17, o prefeito Vilmar Mariano definiu ações estratégicas que serão realizadas durante a 39ª edição do Mutirão de Aparecida, entre os dias 23 e 28, no Parque das Nações e bairros vizinhos. Como de costume, na semana que antecede a força-tarefa, o gestor ouve os moradores sobre as prioridades da região beneficiada e determina que as equipes envolvidas na iniciativa executem os serviços.
Participam do Mutirão de Aparecida, com ações nas ruas, as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e SMTA. No encerramento da iniciativa, praticamente toda estrutura da administração municipal é colocada à disposição da comunidade para prestação de atendimentos itinerantes. Além disso, instituições parceiras também contribuem.
A reunião foi realizada na Escola Caminho das Letras, na Rua Recife, no Parque das Nações, e contou com a participação de membros de associações de moradores, líderes religiosos com atuação nos bairros próximos e comerciantes.
Ao longo do encontro, o prefeito Vilmar Mariano destacou os principais serviços de limpeza e manutenção que serão realizados no Mutirão de Aparecida. Os principais são: retira de entulho, revitalização da sinalização de trânsito, poda de árvores, roçagem de lotes baldios, operação tapa-buraco, troca de lâmpadas, pintura de meio-fio, varrição de ruas, limpeza de bocas-de-lobo entre outros.
Vilmar ainda lembrou que ao longo de toda semana vai acompanhar as ações de perto. “Todo mundo já sabe que na semana do Mutirão de Aparecida nós trocamos o gabinete da Cidade Administrativa pelas ruas. Nós despachamos com os moradores que são quem realmente conhecem as dificuldades de cada bairro. Visitamos os comerciantes e também as lideranças para entendermos o que, de fato, deve ser feito de imediato”.
Vilmar Mariano reforçou que o contato direito com os moradores melhora o relacionamento entre a administração municipal. “Hoje, o político não pode ficar preso ao gabinete, precisa andar pela cidade para compreender melhor o que as pessoas precisam. Estamos fazendo justamente isso porque entendemos a importância dessa proximidade”.
Nesta edição, serão beneficiados com as ações de Mutirão de Aparecida os seguintes bairros: Parque das Nações, Pontal Sul II , Bairro Itapuã III, Morada dos Pássaros, Porto das Pedras, Colinas de Homero, Jardim Veneza, Jardim Canadá, Setor Colonial Sul e Campos Elísios. A expectativa dos organizadores é atender direta e indiretamente cerca de 35 mil pessoas.
Único representante da cidade na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado estadual Veter Martins reforçou a importância do mutirão. “Promove cidadania, com serviços e atendimentos gratuitos , e também facilita a vida dos moradores porque a prefeitura vem até ele com diversos benefícios. O mutirão é uma política pública de sucesso. O parlamentar lembrou ainda que tem compromisso com o município. “Vou destinar 100% das minhas emendas impositivas para Aparecida”.
Morador do Setor Colonial Sul, José da Costa Lima classificou a reunião com o prefeito como “importante” para região.
“Vai trazer no mutirão muitos serviços. Também é importante porque o prefeito ouviu a população” , contou. Ele também apontou algumas prioridades. “Precisa completar a pista de caminhada da Avenida das Nações e também fazer alguns reparos na iluminação”, sugeriu.
Responsável pela organização técnica do mutirão, o secretário de Ação Integrada , Chanter Lane Pereira, destacou as determinações do prefeito. “Chegamos com objetivo de prestar serviços de excelência aos moradores. Trata-se de uma região grande, mas vamos alcançar mais uma vez nossa meta”.
O vereador Sandro Oliveira, que representa a região no Poder Legislativo, sublinhou que a força-tarefa “transforma os bairros com ações que melhoram o dia a dia dos moradores”.
Outro parlamentar que aprovou a iniciativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi Diony Nery. “Os moradores estavam esperando o mutirão porque sabem dos benefícios que ele disponibiliza”.
OBRAS
Ao longo da semana, o prefeito, vereadores e secretários irão vistoriar obras da administração municipal na região onde será executada a força-tarefa. Entre elas, o campo com grama sintética e a praça do Parque das Nações, inclusive, será entregue aos moradores na próxima semana. O espaço, que foi revitalizado, terá iluminação em LED, bancos em madeira, projeto paisagístico, pista de caminha e academia aberta. No mesmo bairros, está sendo construída uma pista de skate.
Durante o mutirão, conforme o prefeito anunciou aos moradores, será implantada toda iluminação de LED nas Avenidas das Nações e Uirapuru. Vilmar também anunciou que será construída , em breve , uma praça no Setor Porto das Pedras.
“Além de oferecer os serviços e os atendimentos tradicionais nós também mostramos aos moradores outras ações que estamos realizando. Na próxima semana, reafirmo que irei transferir meu gabinete para as ruas dos bairros para ouvir a população”.
ATENDIMENTOS
Os atendimentos do Mutirão de Aparecida serão realizados na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, na Escola Municipal Túlio Costa, no Pontal Sul II. Serão oferecidos exames médicos e oftalmológicos, ultrassonografia para gestantes, emissão da carteira de identidade, encaminhamento ao mercado de trabalho, consultas médicas com clínico geral e pediatra, castração de animais domésticos de pequeno porte, atualização do Cad-Único, orientação jurídica para pequenos processos. Ao todo, são mais de 100 serviços gratuito disponibilizados aos moradores.
PRESENÇAS
Participaram da reunião com os moradores e lideranças comunitárias os vereadores Diony Nery, Amendoim, Erivelton Contador, Sandro Oliveira ; os secretários Davi Mendanha (SDU) , Avelino Marinho (SMTA), Gerfeson Aragão (Esporte), Chanter Lane (Ação Integrada), Tia Deni (Mulher) , Sulnara Santana (Assistência Social e primeira-dama), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação), Divino Ajax (Habitação) e Júlio César Mendes (Regulação Urbana).
Via: Secom/Aparecida
Fotos: Bruno Moreira e Enio Medeiros
Edição: PORTAL DEMOCRATA