A terceira lista de autorizações para saída da Faixa de Gaza foi divulgada pela embaixada do Brasil na Palestina nesta sexta-feira, 3 de novembro. Mais uma vez, os brasileiros não foram contemplados e terão que aguardar por uma nova lista.
De acordo com o embaixador Alessandro Candeas, os países incluídos nesta terceira lista são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido.
No total, 571 pessoas receberam autorização para deixar a região, sendo 367 norte-americanos e 127 britânicos.
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino de Carvalho Neto, afirmou que não há previsão no curto prazo para a saída dos 34 brasileiros da Faixa de Gaza. Ele ressaltou que não há data estipulada para a retirada e que não há condições imediatas para isso.
As tentativas de incluir os brasileiros nas próximas listas de autorizados a deixar Gaza continuam, com o chanceler Mauro Vieira fazendo gestões com o ministro das Relações Exteriores do Egito. A situação é acompanhada de perto, mas ainda não há garantias de uma solução imediata. A falta de critérios claros nas listas tem sido destacada como um desafio na tomada de decisões.
Texto: PORTAL DEMOCRATA
Foto: divulgação/CNN