A Prefeitura de Goiânia está avançando no processo de modernização de seus sistemas fazendários por meio da aquisição de licenças do software Oracle, com suporte garantido, atualizações permanentes e serviços operacionais. Essa iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e do Plano de Administração Tributária de 2023.
O investimento estimado nessa fase pode alcançar até R$ 11 milhões, representando um marco significativo na infraestrutura tecnológica tributária da cidade. O sistema Oracle é reconhecido pela sua eficiência de processamento e é amplamente utilizado em todo o mundo. A modernização visa dar continuidade ao processo iniciado em 2022, quando a Prefeitura de Goiânia estabeleceu um acordo de cooperação técnica com o município de Fortaleza para ter acesso ao código-fonte dos módulos fazendários utilizados na capital cearense, sem custos para Goiânia.
“Além disso, estamos focados na simplificação e aceleração dos processos de autorregularização, autodeclaração e liberação de ITBI e ISS da construção civil, que atualmente podem levar até 60 dias. Nosso objetivo é garantir que esses procedimentos sejam concluídos em apenas 24 horas“, ressaltou Vinicíus Henrique Alves.
O valor total do contrato com a Oracle é estimado e dependerá das entregas conforme as necessidades e demandas do município, podendo ser menor do que o previsto. Essa iniciativa permitirá que a Prefeitura de Goiânia continue evoluindo e oferecendo soluções tecnológicas aos cidadãos.
Texto Alex Alves
Foto divulgação/Secom