Instagram; @falacanedo
Por: Tatiane Braz
Foto: Secom
Prefeitura de Goiânia realiza limpeza e reparos causados pelo temporal de domingo (7/1) menos de 24 horas após a precipitação
A gestão municipal de Goiânia agiu prontamente para reparar danos e realizar a limpeza decorrente do forte temporal ocorrido no último domingo (7/1), concluindo as intervenções em menos de 24 horas após o término da chuva. Cinco setores receberam atenção para restauração da infraestrutura, cinco pontos foram alvo de operações de limpeza especial, e 17 solicitações de remoção de árvores foram atendidas.
O prefeito Rogério destacou que as equipes entraram em ação assim que a chuva diminuiu, garantindo que as vias estivessem transitáveis na segunda-feira (8/1), inclusive trabalhando durante a noite. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) concentrou seus esforços em seis ruas de cinco bairros, onde o asfalto antigo foi danificado: Avenida C-107 e ruas C-12 e C-138 no Jardim América; Rua T-15 no Setor Bueno; Avenida Domiciano Peixoto no Jardim Vila Boa; Rua Benjamin Constant na Vila Abajá; e ruas Urbano Bercó e General Cunha Matos na Vila Mauá.
As operações iniciaram com a limpeza das áreas afetadas e, na manhã seguinte, foram realizados os reparos estruturais e a aplicação de massa asfáltica, utilizando 100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBQU) e envolvendo cerca de 50 pessoas nas operações. O titular da Seinfra, Denes Pereira, ressaltou a prontidão das equipes, mantendo plantões especiais em casos de alertas meteorológicos para uma resposta imediata aos danos à estrutura da cidade.
Além dos reparos, equipes também se dedicaram à limpeza de bocas de lobo, poços de visita, bueiros e cabeceiras de pontes com acúmulos de resíduos. Nas áreas de alagamento, agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) atuaram isolando áreas afetadas e orientando motoristas.
Os registros pluviométricos indicam uma precipitação extraordinária, com aproximadamente 100 milímetros em duas horas no domingo – 70 mm na primeira hora e 30 mm na segunda – evidenciando a intensidade rara do temporal.