Instagram; @falacanedo
Por: Alex Alves
Foto: Divulgação/Secom
O Parque Zoológico de Goiânia celebrou a apresentação ao público de um adorável filhote de tamanduá-bandeira, nascido em 12 de outubro do ano passado. Fruto da reprodução entre Gustavo e Amora, dois exemplares da espécie que residem em ambientes naturais simulados no zoológico, o mamífero foi revelado nesta sexta-feira (12/1).
Amora, resgatada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) após o atropelamento de sua mãe, chegou ao zoológico aos dois meses de idade e desde então vive em um recinto adaptado. Gustavo, o pai do filhote, foi encaminhado de outro zoológico, e a proximidade dos recintos levou à decisão de integrar os dois animais no mesmo espaço, propiciando a reprodução.
A reprodução do casal e o nascimento do novo tamanduá foram saudados pela equipe do zoológico, que destaca os cuidados e o ambiente preparado, proporcionando segurança e bem-estar aos animais. A bióloga responsável pelo setor de mamíferos, Marielly Amaral, enfatiza que ainda não se sabe o sexo do filhote, seguindo o protocolo de não manusear o animal nos primeiros meses de vida.
No caso do tamanduá-bandeira, a mãe carrega o filhote nas costas, camuflando-o com a faixa preta lateral para protegê-lo de possíveis predadores. Essa peculiaridade encantou os visitantes, como os irmãos Francisco José, de 9 anos, e Vitória Maria, de 7, que observaram o passeio de Amora e seu filhote pelo recinto. O encanto se manifesta também na curiosidade das crianças, como expressou Francisco ao comparar a cena a um “uber”, onde o filhote “pega carona” com a mãe.