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Por: Alex Alves
Foto: Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM)– Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), está empenhada em promover melhorias na mobilidade urbana. Equipes dedicadas realizam trabalhos de revitalização e implementação de sinalização viária em diversas regiões da cidade. A gestão também introduz motoboxes e faixas elevadas, visando ampliar a segurança da população e otimizar o fluxo de pedestres, ciclistas e demais atores do trânsito.
O prefeito Rogério destaca: “Determinamos estudos e a criação de uma força-tarefa para garantir sinalização adequada em toda a cidade. Mais de 350 bairros já foram contemplados. Em 2023, foram realizados cerca de 300.000m² de sinalização viária na Capital, com revitalização e implantação de mais de 2 mil faixas de pedestres.”
O trabalho da Secretaria de Mobilidade inclui estudos técnicos sobre origem e destino para a retirada de semáforos de terceiro tempo, instalação de faixas de pedestres elevadas e motoboxes, espaços reservados aos motociclistas para garantir sua segurança, recebendo boa adesão da população.
Outras iniciativas englobam a sincronização de semáforos (onda verde), melhorias no corredor da T-7 e alterações no sentido de vias, com a criação de novos corredores em bairros como Jardim América, um dos mais populosos da Capital, e nas regiões do Novo Mundo, 44, Alto da Glória e Vila Redenção, entre outras.
Sobre os motoboxes, o diretor de Trânsito da Mobilidade, Horácio Ferreira, destaca que atualmente não há especificidades no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para autuar condutores de outros veículos que param ou estacionam nesse espaço. Ele enfatiza a importância da educação dos condutores, ressaltando que a via é um espaço público que exige responsabilidade com a segurança viária.
Em relação ao funcionamento dos motoboxes, Horácio explica que os motociclistas não são obrigados a utilizá-los, mas aqueles que desejam devem acessar o espaço sem comprometer a segurança viária. O principal objetivo é retirar os motociclistas do conflito no momento da saída dos veículos, proporcionando maior segurança e agilidade no cruzamento, beneficiando tanto os motociclistas quanto os condutores de veículos de maior porte.