Por: Alex Alves
Fotos: Destaque/Arquivo Pessoal
A Polícia Federal efetuou a prisão de um homem apontado como o principal aliado e informante do mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips, ocorridos em junho de 2022 nas proximidades da Terra Indígena do Vale do Javari, em Atalaia do Norte/AM. O mandado de prisão foi cumprido com base em decisão da 1ª Vara Criminal de Tabatinga/AM.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a prisão pelo X (antigo Twitter) antes da confirmação oficial pela PF. O suspeito foi detido em Tabatinga, Amazonas. As vítimas foram assassinadas durante uma expedição na região, marcada por conflitos como pesca e caça ilegal, tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.
Com essa prisão, o número de detidos relacionados ao crime chega a cinco. O pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, admitiu envolvimento e apontou Jefferson da Silva Lima como autor dos disparos.
Além disso, o irmão de Amarildo, Oseney da Costa de Oliveira, e o colombiano Rubén Dario da Silva Villar, apelidado de “Colômbia”, foram detidos anteriormente. A PF investiga Rubén por suposta liderança em uma organização criminosa na região, envolvida em crimes como tráfico de drogas, armas, pesca ilegal e contrabando de madeira.