Por: Redação Portal Democrata
Foto: Destaque/Agência Brasil
As autoridades de saúde em Gaza relataram que o número de palestinos mortos em ataques israelenses na Faixa de Gaza desde o início do conflito com o Hamas, em outubro, ultrapassou 25 mil. Enquanto os combates persistem, Israel afirmou que suas tropas libertaram grande parte do norte de Gaza, com mais de um milhão de residentes buscando refúgio no sul para escapar dos bombardeios.
O Ministério da Saúde de Gaza informou que, nas últimas 24 horas, 178 palestinos foram mortos, tornando-se um dos dias mais letais do conflito. O total de vítimas chega a 25.105, com 62.681 feridos desde 7 de outubro. O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou as mortes “dolorosas” de civis palestinos, classificando as operações militares de Israel como causadoras de “destruição em massa”.
Israel lançou a campanha para eliminar o Hamas após um ataque em outubro, alegando uma ameaça à sua existência. Apesar do alto número de mortos, as Forças Armadas israelenses afirmam tomar medidas para evitar vítimas civis, enquanto acusam o Hamas de operar em áreas densamente povoadas e usar civis como escudos humanos, uma alegação negada pelo grupo islâmico.