portaldemocrata.com.br
Por: Redação
Foto: Reprodução/Exame
Na segunda-feira, 19 de fevereiro, a agência de notícias Reuters informou que os Estados Unidos estão preparando uma proposta de resolução para apresentar ao Conselho de Segurança da ONU, pela primeira vez, buscando um cessar-fogo no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
A proposta será discutida nesta terça-feira, às 10h, e abordará questões relacionadas ao conflito em andamento. Essa iniciativa surge após Israel anunciar planos de invadir Rafah, no sul da Faixa de Gaza, coincidindo com o início do Ramadã, em março, na tentativa de garantir a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas desde o início do conflito.
Embora o rascunho da proposta tenha sido apresentado, ainda não está claro se será submetido a votação. De acordo com uma fonte anônima citada pela Reuters, os EUA estão dispostos a negociar e não têm pressa para levar a resolução à votação.
Esta é a primeira vez que os Estados Unidos propõem uma ação desse tipo, apesar de tradicionalmente se oporem a resoluções de cessar-fogo durante o conflito. Para que a resolução seja aprovada, é necessário o voto favorável de pelo menos 9 dos 15 membros do Conselho de Segurança, sem oposição dos membros permanentes, que incluem EUA, França, Reino Unido, Rússia e China, e sem que o pedido seja vetado.
O conflito entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, quando terroristas do Hamas atacaram Israel, resultando na morte de 1.200 pessoas e no sequestro de 253 israelenses. Desde então, milhares de vidas foram perdidas e muitos outros têm fugido da região para escapar do conflito.