portaldemocrata.com.br
Por: Redação
Foto: Reprodução/Secom
Nos últimos anos, Aparecida de Goiânia testemunhou uma revolução na forma como aborda a segurança pública
Com a implementação de um sofisticado sistema de videomonitoramento, a cidade deu um salto em direção à eficiência e à proteção de seus cidadãos. Sob o ambicioso projeto Cidade Inteligente, a prefeitura investiu em uma extensa rede de fibra óptica, estendendo-se por mais de 700 quilômetros, para fornecer vigilância em tempo real de prédios públicos, áreas urbanas movimentadas e instituições vitais como unidades de saúde, escolas e CMEIs.
Atualmente, mais de 3,2 mil câmeras de última geração estão estrategicamente posicionadas em toda a cidade, monitorando 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa iniciativa não só desencoraja atividades criminosas, mas também fornece um valioso recurso para as forças de segurança ao investigar e resolver uma variedade de incidentes.
O coração desse sistema de segurança é o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), localizado no complexo da Cidade Administrativa Maguito Vilela. Aqui, as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e SMTA colaboram harmoniosamente, coordenando esforços para fiscalizar os pontos críticos da cidade.
O prefeito Vilmar Mariano destaca o papel fundamental da tecnologia na melhoria da segurança pública, ressaltando como uma única câmera pode substituir a necessidade de várias patrulhas físicas, economizando recursos significativos.
Ele também destaca os casos em que o videomonitoramento foi crucial para interromper atividades criminosas, como a invasão de uma escola, onde a rápida resposta da GCM foi possível graças às câmeras em operação.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Cristopher, a eficácia dos equipamentos utilizados é evidente. As câmeras de alta resolução, com zoom de 30 vezes e capacidade de monitoramento em 360 graus, garantem uma cobertura abrangente, enquanto o data center de última geração oferece capacidade de armazenamento suficiente para todas as imagens capturadas.
Além de monitorar as principais vias da cidade, o sistema de videomonitoramento se estende aos prédios públicos, proporcionando um ambiente seguro para funcionários e usuários. Esse investimento contínuo em tecnologia não apenas fortalece a segurança pública, mas também posiciona Aparecida de Goiânia na vanguarda da inovação urbana e na proteção de seus cidadãos.