Por: Redação/PD
Foto destaque: Divulgação
A situação da dengue em Goiás atingiu níveis alarmantes em 2024, com um total de 21.513 casos confirmados até o momento. Esse número representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, correspondendo a 31% do total de casos de 2023. O estado enfrenta não apenas um aumento nos casos, mas também uma maior gravidade da doença, como destacou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás.
Comparando os casos notificados nas primeiras sete semanas de 2024, que totalizaram 53.277, com o mesmo período de 2023, que registrou 20.503 casos, houve um aumento alarmante de 159% nos casos de dengue em Goiás. A gravidade da situação é evidente ao considerar que o estado é atualmente o quinto do país em número de casos e mortes por dengue, ficando atrás apenas do Distrito Federal e dos estados do Acre, Paraná e Espírito Santo.
A SES-GO divulgou que, até o momento, há 6 mortes confirmadas pela doença em Goiás, enquanto outras 65 mortes estão sob investigação. As mortes estão distribuídas em quatro municípios, sendo três em Uruaçu, uma em Águas Lindas de Goiás, uma em Iporá e outra em Cristalina. O perfil das vítimas é variado, incluindo homens de 31, 33 e 71 anos, uma idosa de 78 anos e dois adolescentes de 16 anos.
Diante desse cenário preocupante, 108 municípios em Goiás estão em situação de emergência para arboviroses, ressaltando a necessidade de ações urgentes para conter a propagação da doença e proteger a população.