Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral cassou, nesta quinta (22), a chapa do Partido da Mulher Brasileira (PMB) por conta de uma fraude de cota de gênero durante as eleições municipais de 2020 em Goiânia (GO). Com voto de seis ministros, incluindo Alexandre de Moraes, Nunes Marques (relator), Raul Araújo e Ramos Tavares, os vereadores Pastor Wilson e Edgar Duarte perderam seus mandatos.
Agora o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deve ser notificado para que possa refazer a contagem dos votos. Porém, a tendência é que Marquin Goyá (PRD) e Bill Guerra (Solidariedade) possam retornar. Por outro lado, a chapa do Avante, que também estava sendo julgada por fraude nas cotas de gênero, acabou sendo absolvida e os vereadores Thialu Guiotti e Geverson Abel (Republicanos) conseguiram manter os seus cargos.
O caso de Geverson é mais peculiar, já que ele está licenciado por assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia (Sedec). O suplente Jaiminho (Avante) está exercendo o mandato em seu lugar.