Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Elofoto
Para um bom emprego é preciso ter uma boa educação. Não há como contestar a frase anterior, no entanto, na prática, para ter acesso à educação de qualidade, via de regra, o dinheiro é o fator mais importante, mas como ter dinheiro para investir em educação sem um bom emprego? A conta não fecha.
Uma pesquisa realizada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho, trouxe um recorte estarrecedor da realidade do jovem no país. Dos 207 milhões de habitantes no Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos e, desses,5,2 milhões estão desempregados e a maioria não conseguiu, sequer, completar o Ensino Médio.
Olhando de uma forma mais aprofundada, dos jovens que estão sofrendo com o desemprego e falta de boa educação, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos.
Para diminuir essa lacuna e virar o jogo contra o desemprego, o Instituto PROA, desde 2007, capacita jovens de baixa renda e, por meio das empresas parceiras do projeto, os integra no mercado de trabalho. Atuando em 11 estados brasileiros, desde a sua fundação o PROA já impactou mais de 36 mil jovens.
O Instituto PROA está com inscrições abertas para preencher 750 vagas do curso de capacitação profissional em Goiás. As vagas são destinadas a jovens entre 17 e 22 anos, que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio em escolas públicas.
O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 14 de abril de 2024 e as aulas começam dia 27 de maio. Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O link para inscrição é o proa.org.br
O curso do PROA, que terá início dia 27 de maio, tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.