@portaldemocrata/Instagram
Por: Redação/portaldemocrata.com.br
Foto: Reprodução/Polícia Militar
Eduardo Esmael Brito, suspeito de “novo cangaço”, falece Após troca de tiros com PM
Um homem identificado como Eduardo Esmael Brito, de 44 anos, considerado pela polícia um dos maiores ladrões de banco da Bahia, morreu em um confronto com a Polícia Militar em Águas Lindas de Goiás. O incidente ocorreu em 1º de março, quando uma equipe da PM que patrulhava a BR-070 avistou o suspeito em uma motocicleta.
Ao tentar abordá-lo, Eduardo desobedeceu à ordem de parada, adentrando uma região de mata onde prosseguiu a fuga a pé. Os militares seguiram-no e foram recebidos a tiros, resultando em um confronto armado. A equipe da PM revidou os disparos, atingindo o suspeito, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal Bom Jesus, mas acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu.
Na residência de Eduardo, a polícia encontrou um cilindro explosivo, levando à chamada do Esquadrão Antibomba do BOPE de Goiânia para recolher e detonar o artefato de forma segura.
Histórico Criminal – Segundo informações da polícia, Eduardo, também conhecido pelos apelidos “Dudu”, “Paulista” ou “Mentiroso”, era natural de Serrinha, Bahia, e estava envolvido em atividades criminosas relacionadas ao “Novo Cangaço”, realizando assaltos a bancos e carros-fortes, muitas vezes armado com armamento de grosso calibre.
Há cerca de 3 anos, ele se mudou para Águas Lindas de Goiás, onde já era investigado por pelo menos dois roubos. Em um desses crimes, em maio do ano passado, ele teria monitorado uma farmácia por meses, alugado a casa ao lado do estabelecimento e, durante a madrugada, arrombado o caixa eletrônico do local.
Em outro incidente em novembro, teria rendido o segurança de um comércio e roubado o caixa do estabelecimento. Para se manter oculto, Eduardo possuía diversos documentos falsos, mas também utilizava tornozeleira eletrônica e estava sendo procurado na Bahia. O confronto com a polícia encerrou uma carreira criminosa marcada pela violência e audácia.