@portaldemocrata/Instagram
Por: Tatiane Braz /portaldemocrata.com.br
Foto: Reprodução/Destaque/Agência Brasil
Visita de Lula a Goiás pode coincidir com viagem de Caiado para Israel; primeira visita no atual governo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma visita marcada para sexta-feira (22) em Goiás, mais precisamente em Aparecida de Goiânia. Esta será sua primeira vinda ao estado durante seu atual mandato, onde ele participará da inauguração da sede do Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) na cidade.
A informação foi confirmada pela deputada federal Adriana Accorsi, e há uma grande expectativa dentro do PT em relação a esta visita presidencial. O partido vê nesses eventos a oportunidade de destacar os bons resultados nacionais, como o crescimento do PIB, além dos investimentos do governo, como os recursos do Novo PAC, que podem ser um trunfo importante para as eleições municipais deste ano.
Além da inauguração do Campus da UFG em Aparecida de Goiânia, Lula também celebra o anúncio da instalação de três novos campi de Institutos Federais em cidades goianas: Porangatu, Cavalcante e Quirinópolis, entre os 100 novos institutos anunciados recentemente pelo governo federal.
No entanto, a visita do presidente pode coincidir com a ausência do governador Ronaldo Caiado, que estará em viagem para Israel no fim de semana. Essa viagem acontece cerca de um mês após declarações de Lula que geraram polêmica, quando ele comparou os ataques israelenses à população Palestina na Faixa de Gaza ao holocausto de judeus pelos nazistas.
A obra do Campus da UFG em Aparecida de Goiânia foi autorizada em 2012 e teve início em 2015, durante o governo de Dilma Rousseff. Com cerca de 7.000 m² de área construída, inicialmente orçada em R$ 16 milhões de recursos federais, o campus abriga salas de aula, laboratórios, cantina, auditórios e espaços para centros acadêmicos e gabinetes de professores. Iniciando suas atividades em 2014, o campus está localizado na região leste da cidade, em um terreno de 500.000 m² doado à UFG por empresários locais.