Pela primeira vez, atendimento presencial à população começou na segunda-feira (8/4) que antecede o fim de semana de frente de serviços itinerantes e gratuitos no Residencial Jardins do Cerrado
Por: Redação
Foto: SEDEC
A população da Região Oeste da capital começou a receber as equipes do Sine Municipal, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), uma semana antes da abertura oficial do Mutirão, que será realizado neste final de semana (12 e 13/4), no Residencial Jardins do Cerrado.
O Sine Móvel percorreu ruas e avenidas da comunidade anunciando a disponibilidade de 48 vagas para os cursos de alongamento de unhas e modelagem e henna de sobrancelhas, com turmas pela manhã e à tarde.
Todas as vagas foram preenchidas e as turmas já estão em andamento desde terça-feira (9/4), com a entrega de certificados prevista para a manhã deste domingo (13/4), no palco do Mutirão. A qualificação profissional gratuita é oferecida para pessoas com idade acima de 18 anos. Além do certificado de conclusão, são disponibilizados lanche e material didático aos alunos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Thales Queiroz, a intenção de desenvolver os trabalhos antes do evento é identificar as demandas da comunidade. “Como iniciamos os atendimentos antes, podemos divulgar os cursos e serviços, fomentar projetos de empregabilidade e entender a realidade de cada região atendida pelo Mutirão”, destaca.
Balanço de atendimentos
Só nos primeiros quatro dias de atendimento à população, mais de 300 pessoas procuraram os estandes em busca de serviços como cadastro, encaminhamento para vagas de emprego, entrada no seguro-desemprego, entre outros. A expectativa é de que até domingo, sejam realizados mais de 5 mil atendimentos só no estande do Sine/Sedec.
Foi o caso do morador do Residencial Jardins do Cerrado, Isaias Dantas Longuinho, que procurou o estande do Sine e saiu de lá com dois encaminhamentos para o emprego, um para auxiliar de padeiro e outro para auxiliar de linha de produção.
“Fiquei muito feliz de ter o atendimento do Sine aqui perto de casa, pois nosso bairro é distante do Centro da cidade. E a partir daqui já fui direcionado para duas entrevistas de emprego na esperança de que uma delas dê certo. Espero voltar ao mercado de trabalho para ajudar no sustento da nossa família”, comenta.
Além desses serviços, também há distribuição de mudas e hortaliças pelo Programa Horta Comunitária e a emissão de alvarás de localização e funcionamento e autorizações para ambulantes.
Demais serviços
Os estandes do 3º Mutirão de Goiânia em 2024 ficam disponíveis neste fim de semana (13 e 14/4) com mais de 200 serviços na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Luísa M. Coimbra Bueno, no Residencial Jardins do Cerrado. A iniciativa visa atender às demandas da população com a disponibilização de atendimentos e serviços administrativos e fiscais, consultas médicas, vacinas, entre outros.
No Mutirão, estarão disponíveis os serviços do Atende Fácil, dentre eles os relacionados à Sefin, como parcelamentos, revisões e negociações; da Mobilidade, como recursos, defesa prévia e cartões especiais; da Seplanh, como certidões e Alvará Fácil; Habitação, com informações sobre plantas populares e cadastro habitacional; Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, com acolhimento, Central de Libras e Emissão de ID Jovem, dentre outros; Sedhs, com orientações sobre serviços e programas dos Cras e CadÚnico; e outros relacionados à Sedec, Junta Militar, Procon Municipal; Guarda Civil Metropolitana e Educação.
Na área da saúde, serão ofertadas consultas médicas em diversas especialidades, vacinação, testagem para Covid-19 e exames; além do lançamento da campanha de vacinação contra a Influenza. Os pets de pequeno porte da população de baixa renda (CadÚnico) terão acesso à consulta. Cães e gatos também podem ser vacinados com a antirrábica. O Meio Ambiente distribuirá mudas medicinais e do Cerrado, enquanto o Esporte garante a diversão com modalidades como tênis de mesa e aulas de dança.
Quem passar pelo Mutirão pode solicitar, ainda, os serviços da Central de Finanças, Sine Móvel com vagas de emprego e cursos de qualificação, e cadastramentos relacionados ao transporte público, como os cartões especiais criados pela Prefeitura de Goiânia. As pastas da Cultura, Políticas para as Mulheres, Economia Criativa, Turismo e Lazer, Comurg, Seinfra, Segov e GoiâniaPrev também marcam presença com estandes com serviços diversos. Durante o Mutirão, a população também confere o Podcast “Tô no Mutirão”, com entrevistas e participações especiais.