Ação foi realizada no último sábado (13/4), com a disponibilidade de 46 salas de atendimentos. Além de Influenza, também foram aplicados imunizantes contra Covid-19, dengue e de rotina
Por: Redação
Foto Destaque: SMS
No Dia D de vacinação, realizado no último sábado (13/4), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 11.330 doses, em 46 pontos de atendimento. Além de vacina contra Influenza, as equipes de saúde também disponibilizaram imunizantes contra Covid-19, dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e de rotina.
O prefeito Rogério comemorou o resultado do Dia D e solicitou que a população que ainda não se vacinou procure os postos de atendimento. “Montamos a estratégia de vacinação com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores. Sabemos que vacinas salvam vidas e, por isso, solicitamos que as pessoas que fazem parte do público-alvo busquem uma das nossas salas de vacinas que estão espalhadas por toda Goiânia e se previnam contra doenças”, falou.
Na abertura da ação, que ocorreu durante a 3ª edição do Mutirão de Goiânia, o titular da SMS, Wilson Pollara, alertou para o aumento das doenças respiratórias por todo o país. “Os agentes causadores das doenças respiratórias estão circulando, muitas pessoas estão adoecendo. Portanto, a vacinação é fundamental, principalmente para as pessoas dos grupos prioritários, que são as mais susceptíveis a evoluir para os casos mais graves, caso venham a ser infectadas pelo vírus da Influenza”, alertou.
No caso da gripe, a vacina é trivalente e protege contra os subtipos do vírus A da Influenza, o H1N1, H2N3 e o vírus tipo B, e pode ser aplicada ao mesmo tempo com outras vacinas, inclusive a vacina contra a Covid-19. A exceção é a da dengue, que precisa de intervalo de 30 dias.
Balanço
Conforme levantamento da SMS, das 11.330 doses aplicadas no Dia D, 7.313 foram contra Influenza, 1.824 contra Covid-19, 321 contra dengue e 1.872 de rotina.
Público-alvo
Podem receber as doses contra a Influenza idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores da saúde e da educação, entre outros grupos prioritários. Já a vacinação contra a dengue, realizada com a vacina Qdenga, é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
O horário de atendimento para vacinação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os 72 locais abertos durante a semana podem ser consultados no seguinte link: Salas de Vacina – Horários.
Confira abaixo as unidades onde a população pode encontrar a vacina contra a dengue, distribuídas por região
Região Sudoeste:
– Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitário (Ciams) Novo Horizonte
– Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Rita
Região Sul:
– Ciams Dr. Domingos Viggiano
Região Norte:
– Ciams Urias Magalhães
– USF Jardim Guanabara 1
Região Noroeste:
– Cais Cândida de Morais
– USF Vila Mutirão
Região Leste:
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo Garcia de Siqueira
– UPA Novo Mundo
Região Oeste:
– Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Bairro Goiá
– USF São Francisco
Região Campinas Centro:
– Centro de Saúde (CS) Cidade Jardim