Onda de frio afetará o Sul, Sudeste e Centro-Oeste com queda nas temperaturas
Por: Redação/PD
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Com a chegada do primeiro frio mais intenso de 2024, ao menos oito capitais brasileiras estão se preparando para registrar suas menores temperaturas do ano nos próximos dias. De acordo com os especialistas da Climatempo, essa mudança climática será sentida principalmente a partir desta quarta-feira (17) no Sul do país e gradualmente se estenderá para o Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana.
A previsão indica que o fenômeno da frente fria pode trazer geada para a região Sul, principalmente nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Espera-se que esse fenômeno ocorra na quinta (18) e sexta-feira (19).
Nos últimos dias, as mínimas em algumas dessas cidades vinham se mantendo em níveis relativamente altos, mas agora a situação promete mudar. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros devem registrar mínimas de 10°C, uma queda considerável em relação aos dias anteriores, quando as mínimas ficavam na casa dos 17°C.
Em Porto Alegre, a queda de temperatura pode ser ainda mais drástica, com os termômetros indicando uma redução de mais de 10 graus em relação aos dias anteriores. São Paulo também sentirá o impacto, com mínimas em torno dos 15°C, uma diferença de cinco graus em comparação aos dias anteriores.
Além disso, há preocupações com chuvas intensas em algumas regiões, como no estado de São Paulo, onde a quarta-feira promete ser chuvosa, com possíveis transtornos no litoral devido ao grande volume de chuva esperado em um curto período de tempo. No Rio de Janeiro, as chuvas estão previstas para começar durante a noite de quarta-feira (17), acompanhadas de quedas nas temperaturas que devem perdurar até o fim da semana.
Apesar de o ciclone contribuir para a manutenção das baixas temperaturas, não se espera que ele avance para o Brasil, permanecendo próximo à costa da Argentina. O ar frio resultante deve se posicionar entre o Paraguai e o Sul do Brasil, afetando também o Sudeste e o Centro-Oeste com o avanço gradual da frente fria pelo interior do país.
Confira abaixo o período previsto para o frio em cada uma das regiões afetadas:
Sul: Frio acentuado em todos os estados entre quarta-feira (17) e sábado (20).
Sudeste: Queda da temperatura entre quinta-feira (18) e sábado (20) em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, enquanto no Espírito Santo a queda será mais suave entre sexta-feira (19) e sábado (20).
Centro-Oeste: Massa de ar frio atuando entre quarta-feira (17) e sexta-feira (19) em Mato Grosso do Sul, com quedas suaves no sul e oeste de Mato Grosso, e ligeira queda de temperatura entre quinta-feira (18) e sábado (20) em Goiás e no Distrito Federal.