Por: Redação
Foto: Agência Brasil
A partir desta quarta-feira, (24), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber a primeira metade do décimo terceiro salário.
Os valores serão depositados junto com o benefício referente ao mês de abril, com previsão de pagamento entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Os primeiros a receber serão os segurados com benefícios de dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412), seguindo uma sequência diária.
A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga junto com os benefícios regulares de maio, com crédito previsto entre o fim de maio e o início de junho.
O calendário de pagamento segue o número final do cartão do benefício, sem considerar o dígito verificador. Confira as datas aqui: link
Podem receber o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que ao longo de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente, pensão por morte ou auxílio reclusão. No caso de benefícios temporários, o valor do 13º é proporcional ao tempo de recebimento.
No entanto, o décimo terceiro não será pago aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC não têm direito a essa parcela adicional.
Para consultar o número do cartão do benefício e acompanhar o pagamento do 13º, os segurados podem acessar o site do INSS (https://meu.inss.gov.br/), baixar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou ligar para a central telefônica 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).