Por: Redação
Foto: Jucimar de Sousa
Trabalho começou nesta segunda-feira (22/4) pelo Setor Central e bairros vizinhos, e foi acompanhado pelo prefeito Rogério
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), deu início na noite desta segunda-feira (22/4) ao serviço de varrição mecanizada nas ruas e avenidas da cidade. O trabalho começou no Setor Central e bairros vizinhos, e foi acompanhado pelo prefeito Rogério. Serviço alcançará 50 vias em dois dias.
“É um trabalho nunca visto em Goiânia, serão varridas 50 ruas em dois dias. E será um serviço de qualidade, com as ruas mais limpas. Eu assumi essa responsabilidade e apresento para a população o que era esperado há décadas, que é a cidade mais limpa”, afirmou o prefeito.
Sob execução do Consórcio Limpa Gyn, a varrição mecanizada começou com oito varredeiras. Gradativamente, até o mês de maio, estarão em operação 24 varredeiras mecanizadas autopropelidas, sendo mais 3 destinadas à reserva técnica, em todas as regiões da cidade. O serviço será sempre feito durante a noite, se estendendo pela madrugada, para não gerar impacto no trânsito de veículos da capital. Além disso, evitará impacto aos estabelecimentos que funcionam no período noturno, como lanchonetes e fast foods.
Com capacidade para realizar o serviço em 22 mil quilômetros de vias por mês, as varredeiras se destacam pelos excelentes resultados apresentados, com eficácia e alta qualidade dos equipamentos. Além disso, prometem melhorar em pouco tempo a percepção da população em relação à nova limpeza urbana de Goiânia.
As varredeiras mecanizadas, de fabricação alemã, são equipadas com um aparato de sucção de detritos e escovas laterais e centrais para varrição das ruas, com alcance de 3,5 metros a partir do meio-fio. Elas já contam com o padrão Euro 6, que possui normas mais rígidas de emissão de poluentes, o que significa baixo impacto ao meio ambiente.
Cada varredeira é comandada por um motorista treinado, e faz o trabalho de 30 a 40 pessoas. Diferentemente do serviço manual, em que se faz a varrição e o lixo é acondicionado em sacos plásticos para ser recolhido em seguida pelo serviço de coleta auxiliar, essas máquinas varrem sem gerar poeira. Simultaneamente, sugam os detritos para dentro do caminhão, que tem 6 metros cúbicos de capacidade de armazenagem. Outro diferencial é que as varredeiras também jogam jatos de água para maior limpeza das vias públicas.
A varredeira mecânica oferece maior eficiência e rapidez na execução do serviço de limpeza urbana. Os equipamentos possuem grandes escovas mecanizadas que varrem, fazem a raspagem e recolhem os resíduos com as mesmas similaridades de um aspirador de pó doméstico.
O novo serviço de varrição mecanizada faz parte do contrato assinado pela prefeitura para que a empresa Limpa Gyn faça também o trabalho de coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva e remoção de entulhos das avenidas e ruas da capital. O consórcio assume 51,11% do trabalho a partir desta segunda-feira.