Decisão baseada em nova resolução do TSE
Por: Redação/PD
Foto: Reprodução/Arquivo Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos Reservados
O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, não permitirá mais a veiculação de anúncios políticos em suas plataformas para as eleições municipais deste ano. A decisão foi tomada devido a uma nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata da publicidade de candidatos e partidos, considerada demasiadamente ampla pela empresa.
Essa mudança afetará as regras de conteúdo político do Google Ads, uma ferramenta que permite que anunciantes paguem para promover conteúdos em serviços como a Busca e o YouTube.
O Google argumenta que há desafios técnicos em cumprir as obrigações estabelecidas pela resolução do TSE, publicada em fevereiro deste ano, especialmente no que diz respeito ao monitoramento em tempo real de informações de anúncios e disponibilização de ferramentas de pesquisa.
A empresa planeja manter um arquivo dos anúncios eleitorais veiculados em seus serviços, mas a ferramenta não será mais atualizada devido à proibição de novos conteúdos políticos.
A nota divulgada pelo Google destaca seu compromisso global com a integridade das eleições e afirma que continuarão a dialogar com autoridades sobre o assunto.