@portaldemocrata/Instagram
Por: Redação/portaldemocrata.com.br
Fotos: Jucimar de Sousa
Honraria será concedida aos agentes da GCM por méritos pessoais, e também a colaboradores que tenham prestado relevantes serviços à corporação.
“Trata-se de um reforço da gestão em reconhecimento ao importante papel desempenhado pela Guarda Civil, no cumprimento do seu dever, visando à proteção da vida, do patrimônio, da integridade das pessoas e seus direitos básicos”, afirma Rogério
O prefeito Rogério sancionou a Lei nº 11.174/24, que cria a medalha de honra ao mérito destinada aos integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia que, por méritos pessoais, se sobressaiam no cumprimento do dever, merecendo o reconhecimento do município.
A proposta, publicada no Diário Oficial do Município dessa terça-feira (23/4), tem como objetivo promover maior integração entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o comando e os integrantes da GCM, assim como valorizar os agentes, reforçando o espírito de corpo e a confiança entre superiores e subordinados.
A proposta, de autoria do presidente da Câmara, Romário Policarpo, que é agente de carreira da GCM, prevê que para que o agente seja condecorado com a referida medalha, será necessário o cumprimento de requisitos, como ter bom comportamento, não ter punição disciplinar grave, ter participado de ocorrências de vulto ou risco, ter praticado ato de bravura e ter os critérios necessários ao recebimento meritório por 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados.
Para o prefeito, a lei sancionada é mais um reforço da gestão em reconhecimento ao importante papel desempenhado pela Guarda Civil, no cumprimento do seu dever, visando à proteção da vida, do patrimônio, da integridade das pessoas e seus direitos básicos.
“Os investimentos serão constantes para que a GCM preste um serviço de excelência à nossa população. A fiscalização, orientação e conscientização de toda a população, em especial nas comunidades com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e dentro do procedimento operacional padrão, é uma prioridade da nossa Guarda”, afirma o prefeito Rogério.
Com os investimentos da gestão do prefeito Rogério, com aquisição de novos equipamentos, viaturas, armamento e treinamento de agentes, a GCM tem proporcionado mais segurança aos goianienses.
São sete unidades no comando regional e grupamentos especiais, com o emprego da maioria do efetivo de 1.160 agentes, com mais de 80 viaturas no serviço diário de vigilância por praças, parques ambientais e unidades de ensino e de saúde.
A corporação é responsável pela execução de política municipal de defesa social, visando à proteção da vida, do patrimônio, da integridade das pessoas e seus direitos básicos.
Diploma – Além da medalha por tempo de serviço e por ato de bravura, também será concedida a colaboradores – pessoas físicas ou jurídicas – que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços à Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, por meio de parceria ou convênios.
Cada medalha será acompanhada de um diploma e deverá constar nos assentamentos da Guarda Civil Metropolitana. Para concessão da medalha, será confeccionada uma síntese histórica, na qual constarão todos os atos relativos à condecoração.
A solenidade de entrega das referidas medalhas ocorrerá na data de comemoração no aniversário da GCM em cada ano, sempre no dia 26 de abril.