Investimentos feitos pela gestão para fortalecimento da GCM são destacados no evento realizado no Paço Municipal. “Podemos garantir que, com o apoio da Prefeitura, Goiânia é uma das capitais mais seguras do Brasil”, afirma prefeito Rogério
Por: Redação/PD
Fotos: Jucimar de Sousa
Criada há 36 anos, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) comemorou, nesta terça-feira (30/5), o aniversário da corporação e os avanços alcançados na gestão do prefeito Rogério, com incorporação de novos equipamentos para fortalecer o trabalho dos agentes e dar mais segurança aos goianienses.
Em evento realizado na entrada do Paço Municipal, a GCM recebeu a doação de 2.650 armas e 58 mil munições da Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, além de sete viaturas modelo Toyota Yaris.
A corporação ganhou reforço com a aquisição feita pela Prefeitura de Goiânia de 17 carabinas calibre 5.56 (marca Taurus), 2 mil munições operacionais e 10 mil unidades para emprego em treinamento dos agentes. Os recursos são oriundos de emenda impositiva do presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, que é também guarda civil de carreira.
Em discurso, o prefeito Rogério falou de sua alegria em participar das comemorações do 36º aniversário da GCM, por reconhecer que a corporação cresceu e se desenvolveu, tendo sempre como foco o interesse em cuidar dos goianienses, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, e Detran.
“Parabenizo a GCM pelo empenho em guardar a cidade, em proteger os cidadãos, assim como as famílias que vivem na cidade, como a minha, que escolheu Goiânia para viver, e fomos abraçados e acolhidos”, afirmou o prefeito.
De acordo com Rogério, a Prefeitura se empenhou em investir na GCM desde o início da gestão, por entender que a segurança pública é essencial para a paz da cidade e sossego dos moradores. Ele citou, como exemplo, a aquisição de novas viaturas e equipamentos, a nova sede da corporação, construção da primeira base comunitária, no Parque da Lagoa, fortalecimento da Romu, dentre outras melhorias. “Investimos muito e vamos fazer mais. Como temos hoje o estado mais seguro do país, podemos garantir também que, com o apoio da prefeitura à GCM, temos a capital mais segura do Brasil”, pontuou.
Evolução da GCM
Comandante da GCM desde o início da gestão do prefeito Rogério, Wellington Paranhos disse que é testemunha da evolução da corporação ao longo dos últimos três anos, com mais equipamentos e agentes concursados, que somam mais de 1,1 mil homens e mulheres.
“Tenho orgulho da corporação, formada por homens e mulheres honrados, que abdicam de suas famílias, dos seus lares, para, juntamente com as demais forças de segurança, fazer com que Goiânia seja a cada dia uma capital mais segura”, destacou Paranhos, em discurso durante o evento no Paço.
O comandante da GCM agradeceu a doação de armas e munições, na pessoa do Secretário de Segurança Pública, Renato Brum, representado pelo superintendente de Inteligência Integrada da SSP. Destacou a integração entre as duas corporações, fator que, segundo ele, tem reduzido a criminalidade em Goiânia, conforme estatísticas.
“Prefeito, nos últimos anos, procuramos exercer com critério às expectativas da sua gestão, pois sentimos prazer em prestar serviços a uma administração séria e comprometida com a segurança dos seus munícipes”, afirmou Paranhos, citando conquistas como a requalificação das sedes da corporação, da Defesa Civil, a instalação e ativação de mais de 3 mil câmeras de videomonitoramento, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). E, ainda, programas como GCM Presente, que integra as ações do Centraliza.
Transformação
Assim como o comandante Wellington Paranhos, Romário Policarpo destacou os avanços e conquistas alcançados pela GCM na gestão do prefeito Rogério, que são como sinais do quanto a corporação evoluiu na gestão. “Acho pouco provável que alguém assuma a cadeira de prefeito e tenha coragem para fazer a transformação da instituição como foi com Rogério. Isso tem que ser lembrado”, disse.
Além das conquistas já citadas, o presidente da Câmara destacou a reformulação do plano de carreira da categoria, “que a coloca como uma das cinco instituições mais bem pagas do país”, como também o adicional de serviço de 12% para qualificação dos agentes, e aposentadoria especial com paridade e integralidade.
Representando o comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, o subcomandante-geral da PM, coronel Ênio José Carlos Hans, falou do que considera trabalho de excelência na área da segurança em Goiânia, que se soma às ações da PM no reforço à segurança pública.
“A parceria entre GCM e a PM realmente faz uma diferença muito grande na sensação de segurança. Goiânia é uma das capitais mais seguras do Brasil, por isso digo que a missão não é fácil, mas estamos desenvolvendo o nosso trabalho com maestria”, afirmou.
Para Ênio Hans, uma Guarda Civil Metropolitana fortalecida, em suas ações de prevenção da criminalidade, ajuda muito no combate, por exemplo, aos homicídios, roubo e furto de veículos. “Reafirmo que a doação do material, autorizado pelo governador Ronaldo Caiado, intermediado pelo secretário Renato Brum, e executado pela PM, vai trazer resultados para toda a sociedade goiana e goianiense”, pontuou.
Concurso
Em atendimento a uma reivindicação da GCM, o prefeito Rogério anunciou que está em andamento processo para realização de um novo concurso para ampliar o número de agentes da corporação.
Guarda Civil Metropolitana, que completa 36 anos de criação, recebe doação de armas e munições da PM de Goiás para reforçar segurança dos goianienses – Fotos: Jucimar de Sousa