@portaldemocrata/Instagram
Por: Salmo Vieira/portaldemocrata.com.br
Foto: Destaque/FISCOSUL
O Portal Democrata neste 1º de Maio: “Dia do Trabalhador” vem homenagear todos aqueles que, por determinação, exercem as suas profissões com amor no coração. Com o orgulho e o amor pelo que todos fazem continuar sendo a força motriz que os movem para realizar um bom trabalho.
O que é o Dia do Trabalhador?
O Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, é uma data dedicada a celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
A data é reconhecida mundialmente como um momento para refletir sobre as condições de trabalho, as legislações trabalhistas, os direitos conquistados e os desafios que ainda existem na luta por um ambiente de trabalho justo, diverso, saudável e equitativo.
No Brasil, a comemoração acontece no dia 1º de maio e é um feriado nacional.
Qual foi a origem do Dia do Trabalhador?
A origem do Dia do Trabalhador se dá em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) realizaram uma grande greve para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas, o direito ao descanso semanal e às férias.
Os protestos iniciaram no dia 1 de maio e seguiram durante outros dias. Notadamente, a data de 4 de maio ficou marcada na história por conta de um confronto violento.
Naquele dia, uma bomba explodiu na Praça Haymarket, em Chicago. Até hoje não se sabe quem a lançou, mas a explosão causou a morte de policiais e de pessoas que estavam no protesto.
Como consequência, líderes do movimento foram presos e condenados à forca (sem que houvesse alguma prova que os culpasse).
A luta pelos direitos dos trabalhadores se intensificou, e em 1889 a Federação Americana do Trabalho propôs o 1º de maio como a data de homenagem ao Dia do Trabalhador.
Em 1890, a Europa reconheceu a luta dos norte-americanos e também estabeleceu o primeiro de maio.
Origem do Dia do Trabalhador no Brasil
No Brasil, foi em 1924, no governo do presidente Artur Bernardes, que o 1º de maio foi oficializado como o Dia do Trabalhador.
Na mesma data, mas alguns anos depois, em 1 de maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) foi instituída.
Qual é a diferença entre dia do trabalhador e dia do trabalho?
O que comemoramos no Dia do Trabalho?
No Dia do Trabalho comemoramos e homenageamos o esforço, a dedicação e as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
Essas conquistas não só melhoraram a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também ajudaram a moldar leis e políticas que protegem e valorizam o trabalho humano.
Além disso, é um momento de solidariedade entre trabalhadores de diferentes setores e regiões, unindo-os em sua busca comum por condições de trabalho dignas, seguras e justas.
Quais países comemoram o Dia do Trabalhador em 1º de maio?
Mais de 80 nações celebram o Dia do Trabalhador nesta data, entre elas: Argentina, China, Espanha, França, Uruguai, Estados Unidos, Rússia e Líbano.
Austrália, Canadá, Japão e Nova Zelândia homenageiam os trabalhadores em outro dia do calendário.
Pode trabalhar no dia 01 de maio?
Em muitos países, o Dia do Trabalhador é um feriado oficial, o que significa que a maioria das empresas não funcionam.
No entanto, alguns setores, especialmente os serviços essenciais, podem continuar operando, muitas vezes oferecendo compensações aos trabalhadores que atuam neste dia
Qual é o papel do RH no Dia do Trabalhador?
O RH tem o papel de promover ações para celebrar a data, tanto conscientizando os colaboradores sobre a importância do dia, quanto para valorizá-los e mostrar que eles são peças-chave para a empresa.
Mais do que isso, também tem o papel central na integração dos valores da empresa com as práticas de reconhecimento e valorização dos trabalhadores.
Ideias de ações para comemorar o Dia do Trabalhador
Além de compartilhar uma mensagem de Dia do Trabalhador existem diversas ações que uma empresa pode promover para comemorar o dia 1º de maio. Separamos sete para inspirar você:
Reconhecimento e premiação dos colaboradores
Reconhecer e premiar colaboradores é uma das estratégias para valorizar o profissional. Pensando nisso, o RH pode engajar os funcionários a pensarem em ideias de melhorias em alguma área ou processo na empresa.
As melhores ideias podem ser premiadas com vale-compras, curso ou qualquer tipo de brinde que seja de interesse dos empregados.
Outras sugestões são premiar equipes pelo alcance de metas e/ou eleger o funcionário do mês. Na segunda ideia, a eleição é feita pelos próprios colaboradores, o que é uma ótima maneira de engajar e aproximar os times.
Eventos e atividades de integração
Duas ações muito comuns no Dia do Trabalhador, os eventos e atividades de integração são momentos para que todos possam interagir fora do ambiente de trabalho. Isso ajuda na aproximação dos funcionários, que passam a se conhecer melhor.
Essa proximidade pode ser muito útil na rotina profissional, pois os colaboradores sentem-se mais à vontade para trocar ideias uns com os outros ou solicitar alguma ajuda.
Nesse sentido, muitas empresas aproveitam o feriado para realizar atividades como almoço, gincanas, campeonato de futebol e outras ações de engajamento.
Promoção da saúde e bem-estar
Na própria data do feriado, ou até menos durante a semana, a empresa pode realizar palestras e treinamentos para promover a saúde e o bem-estar.
Além disso, pode convidar profissionais para avaliações nutricionais, serviços de manicure, massagens, aulas de culinário e por aí vai.
Não existe limite para a criatividade e, como profissional de RH, você pode pensar em ações que têm a ver com o perfil do quadro pessoal.
Incentivo ao desenvolvimento profissional
Se tem uma maneira de mostrar que a organização se importa com o crescimento de seus colaboradores, é oferecendo treinamentos e cursos que os ajudem a se desenvolver profissionalmente.
Por essa razão, nada melhor do que aproveitar o Dia do Trabalhador para realizar ações voltadas a apoiar o crescimento dos funcionários e ao desenvolvimento de suas carreiras.
Além de os motivarem, a estratégia contribui para a melhoria da produtividade das equipes, consequentemente refletindo nos resultados da empresa.
Ações de responsabilidade social
Engajar colaboradores ao mesmo tempo em que os colocam como protagonistas na sociedade. As ações de responsabilidade social fazem isso, uma vez que elas são voltadas para a comunidade.
Aproveitar o Dia do Trabalho para engajar os funcionários em alguma campanha, como doar alimentos, plantar uma árvore ou visitar alguma instituição da cidade, faz com que eles contribuam com melhorias na sociedade em que atuam.
Não apenas os colaboradores orgulham-se da empresa, como também sentem orgulho de si próprios por estar ajudando o próximo de alguma maneira.
Ainda dentro da lista de atividades para promover a responsabilidade social, empresas podem aproveitar o 1º de maio para realizar palestras sobre saúde mental, inclusão, gestão de resíduos, projetos sociais, etc.
Concurso de fotografia e histórias do trabalho
Durante a semana do dia do trabalhador, o RH pode promover um concurso de fotografia e histórias em que os colaboradores compartilhem imagens e relatos sobre o ambiente de trabalho ou experiências significativas.
O concurso pode ter algumas categorias como, por exemplo, “meu local de trabalho”, “inovação no trabalho” ou “trabalho em equipe”.
As melhores fotos e histórias podem ser exibidas em uma galeria online ou física na empresa e os vencedores de cada categoria recebem prêmios para incentivar a participação e o engajamento.
Festival cultural interno
Aqui, a ideia é organizar um festival cultural que celebre a diversidades dos colaboradores da empresa. Nesse festival, os funcionários seriam encorajados a compartilhar aspectos de suas culturas, como, por exemplo, comida, música, dança e artesanato.
Este evento proporciona entretenimento e educação sobre a diversidade cultural, ao mesmo tempo que fortalece os laços entre os colegas de trabalho.
FONTE: FEEDS NEWS/BLOG