Por: Redação/PD
Foto destaque: Reprodução/Getty Images Embed/Max Peixoto
As últimas chuvas intensas têm gerado sérias preocupações em Porto Alegre e em outras áreas do Rio Grande do Sul. O nível da água do Guaíba atingiu marcas históricas, superando a enchente de 1941, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). Mesmo com uma breve pausa nas chuvas, os rios permanecem em níveis elevados, afetando principalmente as regiões metropolitanas de Porto Alegre, da Serra, do Sul e dos vales. Em menos de 9 horas, o nível da água subiu significativamente, causando alagamentos em diversos bairros.
As previsões indicam que o nível da água pode continuar aumentando. Desde 1961, as chuvas deste mês de maio já ultrapassaram três vezes o esperado, totalizando mais de 306 mm de precipitação, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS relata que a lagoa dos Patos também registrou um aumento significativo no nível da água, forçando a evacuação de pelo menos 2 mil pessoas para abrigos temporários.
No domingo (12), o CEMADEN emitiu um novo alerta de risco hidrológico e geológico, destacando inundações, estradas e pontes interditadas, além de deslizamentos de terra em várias regiões. O trabalho incansável do corpo de bombeiros e da defesa civil é essencial para mitigar os danos nessas áreas afetadas.
Rio Guaíba no Rio grande do Sul – Foto: Reprodução/Getty Images Embed/Max Peixoto