Mobilização acontece durante ações implementadas no Maio Laranja, no sábado (18/5), das 8h às 12h, no Lago das Rosas, e no Mutirão da Prefeitura, e envolve órgãos e entidades em ato para chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento da violência sexual cometidas contra crianças e adolescentes
Por: Redação
Foto Destaque: Arquivo
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promove um evento de enfrentamento para reforçar a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento está agendado para sábado (18/5), data nacional alusiva ao tema, no Lago das Rosas, das 8h às 12h, com ação que se estende ao Mutirão, no Buena Vista.
O objetivo é mobilizar toda a sociedade, órgãos e entidades para conscientizar sobre a importância do enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes. O Lago das Rosas está localizado no Setor Oeste.
“A intenção é promover a conscientização e a prevenção das violações de direitos, garantindo a proteção e segurança das crianças e jovens”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Luanna Sousa.
As atividades envolvem parcerias com a Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Goiânia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselhos Tutelares de Goiânia, Ministério Público do Estado de Goiás, entre outros.
Unidades dos Cras e Creas entram na campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, com ações no Lago das Rosas e no 4º Mutirão da Prefeitura de Goiânia 2024. (Foto: Arquivo)
Programação
Nesta terça-feira (14/5), palestras serão realizadas nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) dos setores Vila União e Real Conquista. As reuniões acontecem, respectivamente, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, com a participação de integrantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região Oeste.
A unidade do Creas Centro-Sul promove, nesta terça-feira, debate sobre sentimentos, para crianças de 6 à 11 anos e seus responsáveis, abordando temas como violência sexual, prevenção e pós-violência, a partir das 8h30.
Já na quarta-feira (15/5), o Cras Capuava e o Creas Noroeste organizam rodas de conversa com usuários do Cadastro Único, das 7h às 9h. A ação se repete no dia 23 de maio, na unidade do Cras Cerrado, das 8h às 10h. No dia 28 de maio, o Creas Noroeste promove um diálogo com adolescentes do Grupo Interagir, sobre a importância do 18 de maio, das 14h às 16h.
Ainda de acordo com a Sedhs, nesta quarta-feira, o Creas Norte, no Setor Centro-Oeste, realizará panfletagem na feira-livre do Setor Urias Magalhães. Já na quinta-feira (16/5), a unidade proporcionará uma roda de conversa, das 8h às 11h, em sua sede, visando promover o engajamento e a conscientização da comunidade.
Ao longo deste mês de maio, o Creas Leste, no |Jardim Novo Mundo, promove discussões sobre a importância do tema, por meio de orientações e conscientização, ministradas por psicólogos, assistentes sociais e educadores, nos períodos matutino e vespertino.
Mutirão no Bueno Vista
Todas as unidades dos Cras e Creas estão comprometidos em levar informações que promovam o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente, durante a realização do 4º Mutirão da Prefeitura, no Residencial Buena Vista, que acontece no sábado (18/5) e domingo (19/5).