Por: Redação/PD
Foto: Raffa Neddermeyer/Agência Brasil
As chuvas em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, estão mais fortes do que o previsto, causando alagamentos. A Prefeitura alertou os moradores dos bairros mais afetados, como Menino Deus e Cidade Baixa, para que fiquem em alerta e procurem abrigo seguro.
Intensificação das Chuvas
Na tarde desta quinta-feira (23), Maurício Loss, diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos, informou que as chuvas em Porto Alegre estão mais fortes do que o esperado. As equipes da Prefeitura estão trabalhando para melhorar o funcionamento das casas de bomba e ajudar na drenagem da água. Estão também limpando as redes com caminhões hidrojato para remover o lodo e a areia acumulados nos últimos alagamentos.
Medidas de Segurança
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Evaldo Rodrigues, pediu que os moradores das áreas afetadas pelo Rio Guaíba fiquem atentos e monitorem os riscos, especialmente aqueles que moram em andares baixos. “Caso haja necessidade, busquem abrigo em local seguro,” disse o Coronel.
Alagamentos
Após a baixa do Rio Guaíba, algumas ruas voltaram a ficar alagadas. Na manhã desta quinta-feira, a CNN relatou que a água voltou a invadir a Avenida Cristóvão Colombo, na região central de Porto Alegre. O nível do Rio Guaíba subiu 14 centímetros em cinco horas, atingindo 3,96 metros no pico das últimas 24 horas. No entanto, ele começou a baixar um pouco, marcando 3,9 metros às 7h15 desta quinta-feira.