Missa é realizada pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, na Catedral Metropolitana. Rogério deu boas-vindas ao novo bispo auxiliar, Dom Danival Milagres Coelho, nomeado pelo Papa Francisco
Por: Redação
Foto Destaque: Jucimar de Sousa
O prefeito Rogério participou, nesta sexta-feira (24/5), da missa em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia, na Catedral Metropolitana de Goiânia, celebrada pelo arcebispo Dom João Justino.
Em sua homilia, o religioso discorreu sobre fatos que resultaram nas comemorações de 24 de maio nas igrejas católicas ao redor do mundo. “Introduziram a invocação com o título de auxílio dos cristãos ou Senhora Auxiliadora, quando o Papa Pio VII foi arrancado de Roma pela violência das armas, detido em estreita prisão, toda a Igreja envia preces a Deus pela intercessão da Santíssima Virgem.
Sucedeu, então, sem esperar, poucos meses seguintes, a libertação do Papa. A sua volta para Roma se deu no dia 24 de maio de 1814”.
Segundo ele, a festa é comemorada em muitas igrejas, como a Catedral e institutos religiosos, principalmente na congregação de São Francisco de Sales, fundada por São Dom Bosco, conhecida como salesianos. “Assim, nossa Catedral está sob o patrocínio daquela que podemos invocar, certo de sermos atendidos com Nossa Senhora Auxiliadora”, pontua.
A celebração é também a acolhida ao novo bispo auxiliar, Dom Danival Milagres Coelho. Mineiro da cidade de Senhora dos Remédios (MG), ele nasceu em 4 de setembro de 1976. Formou-se com Licenciatura em Filosofia (1995 a 1997) e em Teologia (1998 a 2001), no Seminário Maior São José, na Arquidiocese de Mariana (MG); Possui Mestrado em Teologia Bíblica (2005 a 2008), pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália. Foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia pelo Papa Francisco, em janeiro deste ano.
Em entrevista, o prefeito Rogério destacou a importância da nomeação de Dom Danival Coelho, que se somará a Dom João Justino nas ações da Arquidiocese de Goiânia.
“Para mim, é de grande alegria receber um bispo com experiência, nomeado pelo Papa Francisco, para assumir suas responsabilidades. Com certeza, dará importante apoio à Igreja e será mais um braço estendido à cidade de Goiânia, e região metropolitana”, afirmou.
Sobre a celebração à Nossa Senhora Auxiliadora, Rogério disse que se trata de um feriado importante, em que Goiânia recebe milhares de pessoas que passam pela Catedral. “Isso me deixa muito feliz, porque mostra a realização de um povo de muita fé”, pontuou o prefeito.
Presentes também na celebração, o arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, o vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano e outras autoridades políticas e religiosas.
Padroeira de Goiânia
Neste 24 de maio, se comemora o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Arquidiocese de Goiânia e da Capital de Goiás, e consta do calendário de feriados da Capital
De acordo com informações da Arquidiocese, não se sabe ao certo o motivo de a Santa ter sido escolhida como padroeira de Goiânia. Mas que teria se dado pelo fato de a ex-primeira-dama do Estado, Dona Gercina Borges, ser devota de Nossa Senhora Auxiliadora. Com isso, ela teria solicitado ao esposo, o governador Pedro Ludovico Teixeira, idealizador da cidade de Goiânia, que colocasse a santa como padroeira da nova cidade.