Por: Redação/PD
Foto destaque: Reprodução/Freepik
Famílias afetadas pelas enchentes decorrentes das fortes chuvas no Rio Grande do Sul começam a receber o auxílio reconstrução, após realizarem o cadastro e validação dos dados a partir desta segunda-feira (27). O benefício oferecido pelo governo federal chega a R$ 5,1 mil.
Os responsáveis de famílias das 369 cidades gaúchas atingidas pelas enchentes devem confirmar os dados e informações pessoais antes de receber o auxílio. A etapa é obrigatória para que o valor seja liberado.
Para a confirmação dos dados, é necessário que o responsável acesse o portal gov.br. O valor será pago em uma única parcela via PIX a cada representante de família.
O valor anunciado é para ajudar as famílias a recuperarem, ao menos um pouco, dos bens perdidos durante as enchentes. A estimativa do governo é que será pago um total de R$ 1,2 bilhão para cerca de 240 mil famílias.
Como Confirmar os Dados
O responsável identificado como representante da família deve acessar o portal do gov.br e escolher a opção “Sou Cidadão”, botão localizado no canto esquerdo da tela.
Após esse passo, o responsável deve realizar um login onde confirmará os dados. Em seguida, deverá confirmar se as informações estão atualizadas. Em caso de algum dado incorreto ou erro na alteração, é orientado que o responsável compareça à prefeitura para fazer a correção.
Após a confirmação dos dados, o responsável terá que fornecer uma conta bancária ou realizar a abertura de uma para que a Caixa Econômica Federal possa realizar o pagamento. O beneficiário acessa o dinheiro pelo aplicativo Caixa TEM.
Prefeituras Realizam o Primeiro Cadastro
As prefeituras são responsáveis pelo cadastramento das famílias que foram afetadas, no sistema do governo federal, para poderem receber o benefício.
As famílias que ainda não foram cadastradas devem entrar periodicamente no site e verificar se foram cadastradas.