Por: Redação/PD
Foto Destaque: Reprodução/Redes Sociais
O jornal britânico Daily Mail soltou uma informação nesta semana bem intrigante. Depois de ter quatro filhos, a inglesa Jade Williams, de 31 anos, descobriu que tem dois úteros. Segundo a publicação, tudo só foi descoberto após a mulher investigar as razões dos sangramentos intensos que tinha durante o período menstrual.
Por conta do fluxo intenso, ela precisava trocar de absorvente até 30 vezes em um só dia. Apesar de se queixar por anos, os médicos insistiam em dizer que era normal em algumas mulheres. Em vários momentos, segundo ela, os ginecologistas a indicavam tentar contraceptivos para controlar os sangramentos, mas nunca resolvia a situação.
Até que em outubro de 2023, após exames de rotina, ela descobriu que tinha nove nódulos no útero e que poderiam se tornar lesões cancerosas. Após a realização de uma cirurgia exploratória, os médicos perceberam a presença de um segundo útero.
Por estar atrofiado, o segundo útero se escondia ao lado do órgão principal e não tinha sido observado anteriormente em nenhum exame anterior. De acordo com os especialistas, esse quadro pode acontecer apenas em 0,03% das mulheres e, em alguns casos, pode levar à formação de duas vaginas.
Apesar disso, essa condição não costuma afetar a fertilidade da mulher já que cada útero possui uma trompa de Falópio e um ovário. Para controlar os sangramentos intensos que mantinham Jade indisposta, foi implantado um DIU hormonal que ajudou a controlar o fluxo.
“É importante que as mulheres tenham acesso a exames que as ajudem a entender os problemas de saúde que estão enfrentando. Fui vítima de negligência”, conclui Jade em entrevista ao Daily Mail.