Por: Redação/PD
Foto: Reprodução/Banda B
Na madrugada desta terça-feira (4/6), um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata entre Garuva e Itapoá, em Santa Catarina. A aeronave havia partido de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis e tentou realizar um pouso em Joinville antes do acidente.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi prontamente acionada, enviando uma aeronave SC-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal para conduzir as buscas. Os destroços do avião foram encontrados na manhã desta terça-feira, mas ainda não há informações sobre a quantidade de tripulantes a bordo.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também foi chamado por volta das 0h30 para vistoriar o local da queda em Garuva. As operações de busca e resgate estão sendo coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.
A FAB divulgou uma nota informando sobre o desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, destacando a mobilização dos esquadrões Pelicano e Puma para as buscas:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.”
O SC-105 Amazonas é equipado com tecnologia avançada para missões de busca e salvamento (SAR). Possui um radar com alcance de até 360 quilômetros, comunicação via satélite e sistemas eletro-ópticos de busca por imagem e espectro infravermelho, permitindo detectar aeronaves e pessoas mesmo em condições desafiadoras, como vegetação densa ou mar.
O H-36 Caracal é conhecido por sua adaptabilidade e eficácia em operações de resgate, possuindo uma ampla cabine para acomodar equipamentos e suprimentos médicos. Com sistemas avançados de navegação e comunicação, ele é capaz de operar em ambientes difíceis, realizar voos de longa distância e operar em condições noturnas. Sua flexibilidade o torna essencial para evacuações aeromédicas, resgates em áreas remotas e missões de apoio tático.
As autoridades continuam as operações de busca e resgate na área do acidente. A eficiência e a tecnologia das aeronaves SC-105 Amazonas e H-36 Caracal da FAB demonstram o comprometimento com a segurança e a eficácia nas missões de busca e salvamento no Brasil. A situação está sendo monitorada de perto, e novas informações serão divulgadas à medida que estiverem disponíveis.