Por: Alex Alves
Foto: Destaque/Victor Correia/CB/D.A. Press
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (10/6) que as empresas do Rio Grande do Sul poderão acessar, a partir desta terça-feira (11/6), linhas de crédito emergencial que totalizam R$ 15 bilhões.
Os empréstimos estarão disponíveis gradualmente em todos os bancos atendidos pelo BNDES. Sete instituições financeiras, incluindo BRDE, Banrisul, Bradesco, Banco Safra, Sicredi e Cresol, começarão a oferecer o crédito já nesta terça-feira, enquanto outras seguirão durante a semana.
“Esses bancos já estão preparados para receber propostas das empresas amanhã. É a linha de crédito mais rápida que já tivemos na história do BNDES”, afirmou Mercadante em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, acompanhado pelo ministro da secretaria extraordinária de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
O crédito ficará disponível por um ano para empresas de todos os portes. Além disso, pessoas físicas que sejam produtores rurais, transportadores autônomos de carga e microempresários individuais (MEIs) nas cidades em estado de calamidade também poderão acessar os recursos.
“Esses recursos precisam chegar na ponta o mais rápido possível, com todos os desafios que estou listando aqui. As empresas devem procurar o gerente do seu banco”, destacou Mercadante.
Este pacote de ajuda é parte de um esforço maior que inclui um total de R$ 51 bilhões em crédito e benefícios para o Rio Grande do Sul, visando apoiar a recuperação econômica e a reconstrução das áreas afetadas.