Por: Redação
Foto: Reprodução/Instagram
A atriz Ilva Niño faleceu nesta quarta-feira (12), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Internada desde 13 de maio no Hospital Quali, em Ipanema, Ilva passou por uma cirurgia no coração. Sua morte foi causada por complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando em falência múltipla de órgãos.
Ilva Niño foi casada com o ator e diretor Luiz Mendonça, com quem teve um filho, Luiz Carlos Nino, ambos já falecidos. Nascida em Pernambuco, a atriz começou sua carreira no teatro, estudando teatro grego em um curso ministrado por Ariano Suassuna. Ela estreou em uma peça amadora montada por Suassuna e, junto com ele, foi para a Rede Globo quando ele foi contratado pela emissora.
Ilva ganhou destaque nacional ao interpretar a empregada Mina na novela “Roque Santeiro”, sendo confidente da viúva Porcina, papel de Regina Duarte. Participou de várias produções de sucesso na Globo, incluindo “Gabriela”, “Verão Vermelho” e “Pecado Capital”. Foi também parte do elenco da primeira minissérie da emissora, “Lampião e Maria Bonita”, e atuou em outras novelas como “Pedra Sobre Pedra”, “Bebê a Bordo”, “Terra Nostra”, “Senhora do Destino”, “Sete Pecados”, “Alma Gêmea” e “Cheias de Charme”.
Em depoimento ao Memória Globo, Ilva disse: “Eu sou uma pessoa feliz, escolhi uma profissão que leva alegria para todo mundo, dá condição de trabalhar o social, de passar adiante o que eu sei, de estar diante do experimentar”. A atriz será cremada, mas as informações detalhadas sobre o funeral não foram divulgadas.
Ilva Niño enfrentou um câncer há 10 anos. Na época, os médicos disseram que ela estava em estágio terminal. Após duas cirurgias, o câncer entrou em remissão e ela não precisou fazer quimioterapia.
Ilva Niño deixa um legado importante para a cultura brasileira, tanto no teatro quanto na televisão, e será lembrada por sua contribuição artística e seu talento.