Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução/Redes Sociais
O Atlético Goianiense finalizou o processo de transição e se tornou a mais nova SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Brasil. O processo, que estava sendo conduzido nos últimos meses, fez com que Adson Batista renunciasse à presidência executiva e, agora, eleito o presidente da SAF. Assim, Adson se tornou um CEO do clube e segue como o principal responsável pelo futebol do Dragão.
O interessante é que o clube agora espera atrair capital para aumentar o investimento no time e no patrimônio. Em entrevista após o empate em 2 a 2 contra o Corinthians na última terça (11), Adson Batista revelou que o Atlético Goianiense tem negociações avançadas com um grupo de investidores para a contratação de reforços.
A declaração acendeu uma dúvida sobre quem seria estes “interessados”, e uma das possibilidades é que um grupo de investimentos saudita estaria de olho no Atlético Goianiense. A chance deste cenário cresceu ainda mais nesta sexta (14), quando o Dragão recebeu, no Centro de Treinamento e no Estádio Antônio Accioly, uma comitiva da Arábia Saudita.
Dentre uns do integrantes da comitiva árabe estava Naif Yousef Aldossary, que é Secretário Geral dos Esportes da Arábia Saudita. De acordo com o repórter Henrique Alcaraz, da BandNews FM de Goiânia, os Príncipes Árabes estavam em Goiânia para um evento internacional de empreendedorismo, o Five & G20 YEA Summit.
Vale destacar que, recentemente, o presidente do fundo soberano saudita disse ter interesse em fazer investimentos dentro do mercado do futebol brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
As mudanças proporcionadas pela SAF no Atlético Goianiense
É importante ressaltar que o Atlético Goianiense é considerado um clube como “dívidas pequenas” e com boa estrutura. Com esta mudança, o clube espera atrair bons investimento para trazer atletas de alto nível para o futebol brasileiro e ampliar o estádio Antônio Accioly, que atualmente pode receber cerca de 14 mil torcedores.
Em entrevista na BandNews FM, Adson Batista explicou alguns pontos sobre a SAF do Atlético. Veja o vídeo!
⚫️ Presidente Adson Batista concedeu entrevista hoje para as @FerasDoEsporte_ e esclareceu tudo sobre a SAF do Atlético. Segundo o presidente, o fundo de investimento já apareceu.
Além disso, recebi a informação que o Secretário de Esportes da Arábia Saudita visitou o CT do… pic.twitter.com/H9GQtspMjx
— Henrique Alcaraz (@eualcaraz) June 14, 2024
(Reprodução/Twitter)
Já Valdivino José de Oliveira, que voltou a ser presidente da associação Atlético-GO, falou em entrevista à Rádio CBN Goiânia sobre alguns objetivos que o Atlético Goianiense pretende atingir nos próximos anos.
“A dívida do Atlético-GO é muito pequena. É parte de alguns parcelamentos que foram feitos no início da década de 2010. É um clube que praticamente não tem dívida, é um dos poucos clubes que podem dizer de peito aberto que não têm dívida. O importante é que a SAF está pronta para receber investidores e já existem algumas sondagens nesse sentido”, disse ele.
“Estamos seguindo o roteiro que foi preconizado para o futebol brasileiro e que muitos clubes já estão seguindo. Acho que é o caminho para todo mundo. Com a profissionalização do futebol, até a portaria do clube tem que ser profissionalizada. Imagina lá dentro? Então, esse é o caminho”, completou.
A mudança do Atlético-GO para SAF já pode ser vista no site oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Ainda nesta semana, vários contratos de trabalho do clube migraram para o novo formato de gestão.