Por: Redação
Foto destaque: Jucimar de Sousa
O prefeito Rogério entregou, nesta quinta-feira (13/6), em evento no Salão Nobre do Paço Municipal, 40 permissões de uso para donos de pit dogs em espaços públicos de Goiânia, que passarão a trabalhar com segurança no próprio empreendimento, de forma legalizada, atendendo a todas as exigências sanitárias e de documentação.
“Sempre digo que é muito gratificante poder colaborar em dar dignidade às pessoas. Tenho sempre falado em entrevistas, e por onde tenho andado pela cidade, que a nossa gestão busca trazer dignidade ao cidadão goianiense”, afirmou o prefeito, em discurso durante o ato de entrega das permissões.
Em seguida, ele fez um breve balanço de sua gestão, para demonstrar que o foco principal é cuidar de pessoas, com a adoção de ações e programas voltados para o bem-estar dos goianienses, em especial às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Destacou como exemplo a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de imóveis no valor de até R$ 120 mil e que depois passou para até R$ 140 mil. Citou também o programa Renda Família Mais Mulher, como evolução do Renda Família, o primeiro auxílio financeiro destinado exclusivamente destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência. “Esses programas garantiram o alimento à mesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social, na pandemia da Covid-19, época em que muitas famílias não tinham condições de se alimentar”,
“Também entregamos escrituras de imóveis em vários bairros da cidade, a exemplo dos bairros Dom Fernando e Parque Anhanguera. Em três anos e meio de gestão, entregamos mais de 11 mil escrituras, e até o final deste ano vamos chegar a 20 mil escrituras”, projetou. “O breve balanço que fiz é para vocês entenderem que a nossa gestão se preocupa em cuidar e dar dignidade às pessoas”, arrematou Rogério.
Integração
Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Thales Queiroz disse que a entrega das permissões é uma forma de fazer com que os proprietários se sintam pertencentes aos espaços da cidade. Segundo ele, a Sedec é uma mola propulsora para integrar e conectar a cidade aos polos de desenvolvimento, mercados, feiras, pit dogs, ambulantes, grandes empresas, aeródromo e aerotrópole. “A Sedec é hoje uma pasta mediadora, que vem desburocratizar e dar fim à morosidade que havia na pasta”, disse.
“O senhor, prefeito Rogério, tem sido um gestor eficaz, eficiente e efetivo, porque tem tratado os problemas pontuais da cidade com muita energia e muita disposição. Hoje estamos fazendo mais uma entrega, que vem resgatar a dignidade das pessoas que trabalham no nosso patrimônio imaterial, que são os pit dogs”, pontuou Queiroz. “Hoje não tem mais fiscais batendo na porta de vocês, dizendo que vão fechar os pit dogs, porque, hoje, vocês são dignos e têm a titularidade, a permissão de uso do estabelecimento em que trabalham, para dizer que agora pertencem à cidade e que o estabelecimento estão sob a tutela de vocês, sob a responsabilidade de vocês”, ressaltou.
Ao discursar durante o evento, a primeira-dama Thelma Cruz destacou as dificuldades do dia a dia de quem trabalha em pit dogs, tendo que acordar cedo para adquirir os produtos e insumos que serão comercializados em seus estabelecimentos, e que estão na atividade para manter suas famílias.
“Vejo aqui pessoas maduras, com as mãos calejadas pelo trabalho. Vocês estão de parabéns, porque não desistiram do sonho de acreditar que poderia existir uma política que de fato e de verdade ia dar vez e voz para vocês”, afirmou, salientando que a determinação do prefeito ao titular da Sedec é trabalhar para dar dignidade aos empreendedores.
Sonho vira realidade
Proprietária de um pit dog há 19 anos, Cleide Ferreira destacou que a permissão sempre foi um sonho e que agora poderá trabalhar com mais segurança. “A gente trabalhava com medo de a qualquer hora alguém nos tirar do nosso trabalho. Mas, a partir de agora, a gente pode trabalhar em paz e feliz”.
Um dos permissionários, Hélio Rodrigues agradeceu o apoio da prefeitura à categoria. “Nós estávamos esperando isso há muito tempo. Graças a Deus e à Prefeitura de Goiânia, conseguimos. Essa porta que foi aberta para nós é muito importante, porque é por meio do nosso trabalho que nós sustentamos nossas famílias, e nós fazemos tudo com muito carinho”, disse.
Patrimônio imaterial
Em junho de 2021, o prefeito Rogério sancionou a lei municipal que reconhece os pit dogs como patrimônio cultural e imaterial de Goiânia. Ao todo, existem em Goiânia cerca de 1,6 mil estabelecimentos, que empregam mais de 25 mil pessoas.
Prefeito Rogério entrega permissões de uso de espaços públicos em Goiânia a donos de pit dogs – Foto: Jucimar de Sousa