Prefeito Rogério apresenta estação modelo do BRT Norte-Sul

Plataforma foi construída com projeto inovador, com vídeo monitoramento, totens de informação, Wi-Fi gratuito e portas automáticas similares às de metrôs. Estação irá receber a nova frota de 60 ônibus do BRT Norte-Sul, incluindo dez elétricos

Por: Redação

Foto destaque: Jucimar de Sousa

O prefeito Rogério apresentou a estação modelo do BRT Norte-Sul, nomeada Estação Cívica Rua 83, a primeira de 31 plataformas que compõem o sistema, nesta quinta-feira (27/06). O projeto inovador utiliza tecnologia para acesso nas catracas, vídeo monitoramento, totens de informação, Wi-Fi gratuito e portas automáticas similares às de metrôs. A estação irá receber a nova frota de 60 ônibus do BRT Norte-Sul, incluindo dez elétricos.

“Nós estamos apresentando hoje o modelo das estações BRT Norte-Sul. Serão 31 estações com tecnologia avançada para receber todos os usuários. Todos sabem que é uma obra que a Prefeitura de Goiânia abraçou com muito carinho e que é um compromisso da nossa gestão entregar até o final de agosto”, disse o prefeito Rogério.

O projeto aplicado na Estação Cívica Rua 83 integra o modelo do BRT mais verde do Brasil, com arquitetura e design de linhas leves e acabamento de alta performance, muita tecnologia e segurança. A estação conta com painéis, totens informativos e interativos, além de Wi-Fi gratuito e torre para recarga de celular.

A segurança é outro ponto que recebeu atenção no projeto: a plataforma possui câmeras para reconhecimento facial e um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local. Além disso, as catracas possuem padrão antivandalismo. O local é todo sinalizado e as portas automáticas foram desenvolvidas seguindo os mais rígidos controles para acessibilidade e segurança dos usuários, semelhantes às usadas nos metrôs.

O sistema modular de plataformas estabelece uma sincronização na abertura e fechamento das portas dos ônibus com as portas das estações, separando fisicamente a área da plataforma dos usuários com a via segregada dos ônibus. As portas ainda possuem sinalização sonora de abertura e fechamento, o que evita possíveis acidentes caso os usuários não visualizem os sinais de luz.

Os motoristas também contam com auxílio para evitar acidentes. Faróis com cores verde e vermelho indicam a parada correta, contribuindo para o embarque e o desembarque seguros dos usuários idosos ou com dificuldade de locomoção.

“A entrega do BRT para a população é um compromisso do prefeito Rogério. É um legado que o prefeito vai deixar para Goiânia. Isso aí vai ser histórico, algo que todos vão lembrar. Eu, como cidadão goianiense, estou muito feliz com essa entrega dessa obra”, afirmou o secretário Municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia. O secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) da Região Metropolitana de Goiânia, Adriano da Rocha Lima, ressaltou que as estações estarão funcionando no mês de agosto: “Todas estarão prontas para funcionar até agosto, quando o BRT irá iniciar sua operação”.

Tecnologia
O prefeito Rogério explica que a tecnologia está presente em toda estação, incluindo a bilhetagem. O usuário poderá utilizar diversas formas de pagamento, incluindo o Passe Livre do Trabalhador, Cartão Família e Bilhete Único. “Hoje nós temos tecnologia de ponta. Os usuários poderão pagar suas passagens com cartão de crédito e débito, por aproximação, como também os cartões do novo sistema de transporte público”, afirmou, recordando a importância da capital no subsídio para operação do transporte coletivo.

“A Prefeitura de Goiânia investe cerca de R$ 20 milhões mensais para garantir que não tenha aumento na tarifa. Caso a prefeitura não assumisse esse compromisso, hoje o usuário do transporte público poderia estar pagando a tarifa técnica de quase R$ 10 por viagem”, explicou o prefeito.

Dentro da estação, o usuário poderá conferir a previsão do tempo nos painéis informativos, horário e itinerário dos ônibus, além de um mapa que mostra a integração da rede de transporte coletivo. O totem também vai permitir consultas a diversos serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), como cartões, informações sobre o aplicativo SimRMTC; acesso a uma central de controle inteligente, que contará com ajuda humana para apoio em caso de qualquer dificuldade, prestará informações e suporte em tempo real.

A plataforma ainda possui acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), máquinas de autoatendimento que facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos, sistema de áudio com informações, acessibilidade aos usuários do serviço e iluminação cênica, proporcionando beleza e maior segurança.

BRT Norte-Sul
O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu. No centro da capital, fará intersecção com o Eixo Anhanguera.

A frota total para operação no BRT Norte-Sul foi definida pela CMTC em 60 ônibus, sendo 10 Super Padron, elétricos, de piso alto, e 50 ônibus Super Padron, a diesel, com portas dos dois lados. No início de março, o prefeito Rogério apresentou o ônibus elétrico piloto, produzido pela montadora Eletra para operação em Goiânia.

 

 

 

 

 

 

Prefeito Rogério apresenta Estação Cívica Rua 83, plataforma de referência para operação do BRT Norte-Sul – Foto: Jucimar de Sousa

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