Por: Redação
Foto: Divulgação
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, exonerou nesta quarta-feira (31) o secretário municipal de Saúde, o médico Alessandro Magalhães. O ato faz parte da determinação do prefeito de varrer da administração todos aqueles que não declararam apoio à pré-candidatura de Professor Alcides ou que tenham alguma relação com o ex-prefeito Gustavo Mendanha. Sem disputar a reeleição, Vilmar rompeu na semana passada com seu antigo grupo político para apoiar Alcides.
Alessandro Magalhães trabalha na secretaria de Saúde desde 2009, quando começou o
primeiro mandato do então prefeito Maguito Vilela. Foi o responsável pela implantação do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e participou diretamente de todas as conquistas da saúde em Aparecida nos últimos 15 anos.
Na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), Alessandro Magalhães se destacou no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Foi o secretário de Saúde que presidiu o comitê formado por gestores públicos e pela sociedade civil e seu trabalho no enfrentamento da pandemia virou case nacional.
O próprio prefeito Vilmar o elogiava como o “melhor secretário de Saúde do país”. O prefeito ainda não definiu quem vai assumir o comando da pasta mais sensível da administração municipal.
Lideranças da sociedade civil, políticos e servidores da Saúde de Aparecida lamentaram a decisão e manifestaram nas redes sociais receio dos prejuízos no atendimento à saúde da população.
Desde que rompeu com o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito Gustavo Mendanha e anunciou apoio a Alcides Ribeiro, Vilmar tem exonerado servidores de todos os escalões da Prefeitura de Aparecida por razões políticas. Muitos cargos estão até agora vagos. Além de secretários, Vilmar demitiu até a copeira do gabinete, que era uma indicação de Maguito Vilela, técnicos administrativos, auxiliares de limpeza, dentre outros.
Em entrevista a uma emissora de rádio após a convenção, Professor Alcides admitiu que o papel de Vilmar na disputar eleitoral é utilizar a “tinta da caneta”. O objetivo de Alcides e Vilmar é reduzir o apoio a Leandro Vilela, que foi lançado pré-candidato a prefeito em junho, e tem visto os apoios crescerem em razão da defesa do legado de Maguito e do apoio de Caiado, Gustavo e do vice-governador Daniel Vilela.