Por: Redação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Banco Central do Brasil anunciou que o Pix por aproximação entrará em fase de testes a partir de novembro deste ano. A novidade, que foi publicada nesta sexta-feira (2/8), deverá estar disponível para todos os usuários em fevereiro de 2025.
Essa nova modalidade de pagamento funcionará através de carteiras virtuais, similar ao que já ocorre com cartões de débito e crédito, eliminando a necessidade de o cliente abrir o aplicativo da instituição financeira para realizar transações.
A funcionalidade permitirá que, ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular de uma maquininha de cobrança, o valor seja automaticamente debitado da conta corrente do cliente.
Para utilizar o serviço, os clientes precisarão se cadastrar no “open finance” (sistema financeiro aberto), que permite o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central, mediante autorização dos clientes.
A resolução do Banco Central estabelece que 99% das instituições participantes do open finance deverão iniciar os testes do Pix por aproximação. A partir de janeiro de 2026, todas as instituições que oferecem contas participantes do sistema serão obrigadas a adotar a nova modalidade de pagamento.