Por: Alex Alves
Foto: Reprodução/Fernando Brito/VNFC
O Vila Nova protagonizou uma emocionante virada nesta terça-feira (20) ao derrotar o Operário-PR por 3 a 2, em partida válida pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto, realizado no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, Paraná, marcou a segunda vitória fora de casa do Tigrão nesta edição da competição. Com o resultado, a equipe goiana chegou a 36 pontos e reassumiu a 4ª colocação, voltando à zona de acesso à Série A.
A partida começou de forma desfavorável para o Vila Nova, que sofreu um gol logo aos 2 minutos. Após cobrança de escanteio, a defesa colorada não conseguiu afastar a bola, que sobrou para Vinícius Mingotti, que não desperdiçou a chance e abriu o placar para os donos da casa. O time goiano tentou reagir rapidamente, mas encontrou dificuldades para criar chances claras, apesar de algumas boas tentativas de Henrique Almeida e Deni Júnior.
O Operário-PR, por sua vez, recuou e passou a explorar os contra-ataques, quase ampliando a vantagem com Maxwell, que foi parado por uma boa defesa de Dênis Júnior. Mesmo assim, o primeiro tempo terminou com a vantagem mínima para os paranaenses.
Na volta do intervalo, o Vila Nova demonstrou uma postura completamente diferente. Logo aos 5 minutos, o estreante lateral panamenho Eric Davies fez um cruzamento preciso, que resultou no gol de empate de Júnior Todinho. O gol acendeu a equipe goiana, que passou a dominar as ações do jogo, enquanto o Operário-PR se via cada vez mais pressionado.
A virada veio com Emerson Urso, que aproveitou uma sobra dentro da área para virar o placar. João Lucas, com um belo chute de fora da área, ampliou a vantagem para 3 a 1. Nos minutos finais, o Operário-PR ainda esboçou uma reação com Felipe Garcia, que diminuiu o marcador, mas já era tarde demais para evitar a derrota.
Com a vitória, o Vila Nova consolidou sua posição no G4 e reforçou suas pretensões de brigar pelo acesso à Série A. O próximo desafio do Tigrão será contra o América-MG, no próximo domingo (25), às 18h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia. Já o Operário-PR, que estacionou na 11ª colocação com 29 pontos, precisará buscar a recuperação na próxima rodada.