Por: Redação
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Goiânia
A Câmara de Goiânia suspenderá parcialmente suas atividades legislativas e administrativas, nestas terça e quarta-feiras (27 e 28 de agosto), para realização dos serviços de lançamento de concreto nas obras de expansão de seu edifício-sede. Para garantir a segurança de servidores e visitantes, durante a concretagem será feita a interdição total do 1º andar e a parcial do piso térreo, localizado imediatamente abaixo.
A interdição total abrange os gabinetes dos vereadores (1º andar) e o estacionamento privativo dos parlamentares (térreo). Em função disso, a Mesa Diretora da Câmara de Goiânia determinou nesta segunda-feira (26/8), por meio de Circular, a suspensão das sessões ordinárias de amanhã (27/8) e quarta-feira (28). Os servidores afetados pela medida estão autorizados a executar suas atribuições de forma remota.
A suspensão parcial das atividades administrativas e legislativas também tem como objetivo reduzir a circulação de servidores e visitantes na sede do Poder Legislativo durante as obras de concretagem. Os serviços de lançamento de concreto sobre a laje em construção serão realizados em quatro etapas.
As obras de ampliação da sede da Câmara Municipal de Goiânia, localizada na Praça do Trabalhador, foram iniciadas em julho e serão concluídas até 31 de dezembro. A primeira concretagem foi executada durante o recesso legislativo, no último mês de julho. As duas etapas seguintes serão programadas para as próximas semanas, em datas a serem definidas pelo Núcleo de Engenharia do Poder Legislativo.
As obras de expansão do prédio recebem investimento de R$ 4,8 milhões, custeado com recursos próprios do orçamento anual do Poder Legislativo (duodécimo), sem despesas extras para o município. Está em construção o terceiro pavimento acima do Setor 1, onde estão localizados os Gabinetes dos Vereadores.
O terceiro pavimento vai ampliar o edifício-sede em 1.500 m². No local, serão instalados novos gabinetes e salas de apoio administrativo. O espaço em frente à Câmara, onde antes passava a Avenida Goiás, será definitivamente fechado e transformado em estacionamento, já que o Legislativo cedeu parte de sua área ao Município para construção da Avenida Leste-Oeste.
Inaugurado em 1998, o atual prédio é a primeira sede própria da Câmara de Goiânia. Com ampliação de 35 para 37 vereadores na próxima legislatura – resultado do aumento da população da cidade –, já não comportaria a nova composição. O incremento dos serviços prestados à população, como o Canal Cidadania e a Ouvidoria da Mulher, também exige melhor estrutura.