Investimento total na obra foi de cerca de R$ 320 milhões, com previsão de 1,2 milhão de viagens por mês, ligando o Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, até Aparecida de Goiânia
Por: Redação
Foto Destaque: Jucimar de Sousa/Divulgação/SECOM
O presidente Lula participou da inauguração do BRT Norte-Sul em solenidade realizada no início da tarde desta sexta-feira (6/9), na antiga Estação Ferroviária, em Goiânia. Na ocasião, o presidente destacou investimentos realizados pelo governo federal em Goiás e reforçou o compromisso de atuar por um Brasil plural.
“A única coisa que eu quero é dar igualdade de oportunidade. E que vença o melhor. Eu não quero um país com uma supremacia branca. Eu quero um país com a cor que ele é: preto, branco e pardo e todo mundo se tratando com muito respeito. Tenho certeza absoluta de que quando terminar meu mandato, em 31 de dezembro de 2026, vou poder olhar nos olhos de vocês e dizer que o dever foi cumprido”, afirmou o presidente Lula.
O BRT Norte-Sul tem previsão de realizar 1,2 milhão de viagens por mês por um dos principais eixos viários da capital. A Prefeitura de Goiânia entregou a obra no último sábado (31/8) após investir cerca de R$ 320 milhões no corredor, que possui 29,6 km de extensão, cinco linhas exclusivas e 121 continuadas, ligando o Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, até Aparecida de Goiânia.
O secretário de Governo, Jovair Arantes, discursou em nome da Prefeitura de Goiânia e recordou que foi preciso mais de uma década para concluir o BRT Norte-Sul. “Essa obra do BRT, presidente, começou em 2015. Uma obra com um longo caminho percorrido. Quando a atual gestão assumiu, ficou decidido que essa obra importante para toda a cidade seria concluída. Uma obra que custou aos cofres públicos R$ 321 milhões. Três dos quatro terminais que temos em operação no BRT Norte-Sul foram inaugurados pela atual administração”, disse.
As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.
O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que o BRT irá impactar a vida de 1,5 milhão de pessoas mensalmente. O BRT vai fazer com que as pessoas percam menos tempo. Vai fazer com que elas possam assim gastar esse tempo em estudar, com as suas famílias, praticando esporte e usufruindo de lazer. Um transporte público de qualidade, com ar condicionado e Wi-Fi para que a gente possa atender e dar qualidade de vida”, pontuou.
O vice-governador Daniel Vilela agradeceu os investimentos do governo federal, especialmente na área da educação. “O Ministério da Educação, sobre a competente condução do ministro Camilo, anunciou há poucos dias que Goiás tem a primeira colocação do Ideb no Brasil, o índice que nos deixa muito orgulhosos e que converge no de que não há um caminho de um futuro de sucesso que não for investido na educação”, disse.
Tarifa
Os usuários que utilizarem o BRT Norte-Sul irão pagar o mesmo valor do transporte coletivo comum: R$ 4,30. A manutenção da tarifa é possível graças a um consórcio em que a Prefeitura de Goiânia e o governo de Goiás arcam, cada um, com 41,2% do total do subsídio. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia possui cota de 9,4% no rateio e o município de Senador Canedo desembolsa 4,81% do total de recursos. A Prefeitura investiu mais de R$ 246 milhões no subsídio do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana ao longo dos últimos 21 meses.