Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás
Na última quarta-feira (04), a Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), prendeu um homem de 56 anos após denúncias de maus-tratos e abandono contra seu irmão, de 60 anos. A equipe policial localizou o idoso em estado de extrema desnutrição e vivendo em condições deploráveis, em uma casa no Setor Jardim Dom Fernando, em Goiânia.
Ao adentrar a residência, os policiais se depararam com uma cena chocante: o idoso estava deitado no chão, sem higiene, muito magro e com várias lesões pelo corpo, cercado por fezes e urina. O ambiente apresentava péssima condição de conservação, sem água encanada e alimentos. A geladeira estava desligada e, no armário, havia apenas um pacote de bolachas e uma lata de achocolatado.
Mesmo sendo pedreiro profissional e empregado, o irmão responsável pelo idoso não demonstrou preocupação com o estado de saúde da vítima. A Polícia Civil acionou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente levou o idoso para a UPA do Setor Novo Mundo, onde ele foi internado devido à gravidade de seu estado.
O agressor foi preso por maus-tratos e abandono de incapaz e admitiu ter outros dois irmãos, mas nunca buscou ajuda para cuidar da vítima. A prisão faz parte da 12ª fase da Operação Desumanus, que visa combater crimes contra idosos.