Prefeitura de Goiânia reforça compromisso com a educação inclusiva e oferece professores intérpretes e atendimento especializado no contraturno para garantir o acesso dos surdos a uma educação de qualidade
Por: Redação
Foto Destaque: Luiz Fernando/Divulgação
É celebrado nesta quinta-feira, 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, e a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), destaca suas ações voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva na rede pública de ensino. As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital atendem atualmente 195 estudantes com deficiência auditiva, sendo 68 com surdez e oito com surdocegueira, de acordo com dados da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME.
Com o objetivo de garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva, a SME disponibiliza professores intérpretes para acompanhar os alunos com surdez e promove o aprendizado bilíngue. Esses estudantes têm a oportunidade de aprender tanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras) quanto o português na modalidade escrita.
Além disso, os alunos com deficiência auditiva recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, onde contam com recursos de acessibilidade e ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem. O AEE é oferecido em dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais) e em 64 Salas de Recursos Multifuncionais espalhadas pela rede.
Inclusão
A gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Gusmão, reforça que a inclusão começa desde a Educação Infantil, com o uso de estratégias específicas para cada aluno. “São utilizados vários recursos que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem desses estudantes, de acordo com a individualidade de cada um. Contamos com professores especializados que, em conjunto com os intérpretes de Libras, trabalham para incluir esses alunos no ensino regular”, explica Lianna.
Ela também esclarece a diferença entre deficiência auditiva e surdez. “O deficiente auditivo possui alguma capacidade de audição, mesmo que os sons não sejam nítidos. Já o surdo é aquele que tem perda auditiva a partir de 41 decibéis”, destaca a gerente, ao enfatizar a importância de reconhecer essas variações no planejamento pedagógico.