Faltando quatro dias para as eleições, “Casais Candidatos” em três das principais cidade de Goiás não ganham apoio popular suficiente para vencerem
Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Existem muitas coisas que quando feitas em família se tornam mais agradáveis, como ir num shopping, na praia ou até passear no parque no fim de semana. Mas se as atividades em lazer são bem vistas pela sociedade, não podemos dizer o mesmo em alguns casos relacionados à política.
Para alguns casais que vêm disputando as eleições em cidades importantes de Goiás, a frase “Tudo em Família” pode trazer uma imagem de “excesso de poder” e acabar espantando o eleitorado.
É o que está acontecendo na campanha do casal Izaura e Vanderlan Cardoso, em Senador Canedo e Goiânia, respectivamente. Com o fim das eleições se aproximando, os dois não conseguiram ganhar a simpatia da população. Assim como o Dr. George Morais (PDT), que mesmo tendo o apoio da sua esposa, a deputada federal Flávia Morais (PDT), as coisas não conseguem engrenar.
Izaura não deu “match” em Senador Canedo
Em Senador Canedo, por exemplo, Izaura enfrenta uma alta rejeição nas pesquisas, mesmo com apoio do seu marido, que foi prefeito da cidade. Algo que já era esperado, pois em julho deste ano o FALA CANEDO trouxe os dados de uma pesquisa que apontava para uma negativa para o candidato que tivesse o apoio de Vanderlan.
Na época, o levantamento do Instituto Gazeta de Pesquisas havia mostrado que a cada 10 eleitores em Senador Canedo, quatro rejeitariam uma chapa encabeçada pelo senador do PSD.
E a baixa adesão do nome de Izaura vem se concretizando, já que nas pesquisas o atual prefeito Fernando Pellozo (UB), que tem apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), se mostra à frente. Seguido do ex-prefeito Divino Lemes, do PSDB. Só depois, em terceiro, o nome da esposa do senador vem sendo lembrado pela cidade.
Casal Morais tem forte oposição em Trindade
Em Trindade, as alianças do casal Morais parecem não ter selado uma união com o povo da “Capital da Fé”. E a fé parece ser o que falta, pois a campanha vinha prometendo pelos fortes apoiadores, como o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade).
Porém, a principal aliança é justamente com a sua esposa, a deputada federal Flávia Morais (PDT). Apesar da popularidade da parlamentar, que está em seu quarto mandato, a campanha do Dr. George Morais (PDT) não vem tendo força para superar o seu maior adversário, Marden Júnior (UB).
Sendo uma figura muito querida na base política de Ronaldo Caiado, Marden segue como o favorito em Trindade. Em uma última pesquisa do Jornal Opção, o candidato apoiado pelo governador apareceu com mais de 45%, enquanto Morais segue atrás, com 32,6%.
Em Goiânia, Vanderlan Cardoso se vê mais distante
Por fim, mas não menos importante, temos o senador Vanderlan Cardoso. Além de “dar um pulinho” em Senador Canedo e apoiar a candidatura de sua esposa, ele também vem concorrendo ao Paço Municipal da capital de Goiás.
Contudo, ele parece não ter conquistado o eleitorado e a derrota “dupla” parece cada vez mais próxima. Um dos pontos que não vem “pegando bem” para Vanderlan se dá pelo fato tentar exercer forte influência em duas cidades ao mesmo tempo.
Além disso, soma-se o fato de que o governador, que tem grande apelo popular, estar apoiando outros candidatos. Em Goiânia, por exemplo, Caiado vem fortalecendo a campanha de Sandro Mabel (UB).
Em uma última pesquisa do Instituto Futura Inteligência, Mabel aparece em primeiro com cerca de 27%, seguido da candidata do PT, Adriana Accorsi, com 20%. Sem grandes alianças, Vanderlan aparece empatado na terceira posição ao lado de Fred Rodrigues (PL), tendo aproximadamente 15% das intenções de votos.
Recado parece claro
Por fim, a postura do casal Cardoso, focada mais em alcançar o poder do que em atender às demandas da população, resultou em um fracasso nas duas frentes. A derrota dupla, somada ao fracasso do casal Moraes em Trindade, marca um momento decisivo para as lideranças políticas envolvidas.