Tormenta traz mar agitado e fortes ventos para o leste cubano, ameaçando esforços de recuperação após apagão histórico
O furacão Oscar chegou a Cuba na noite de domingo (20), atingindo a região leste do país com ventos de até 120 km/h, fortes chuvas e mar agitado. A tempestade representa uma ameaça aos esforços de recuperação energética, após o pior apagão que a ilha caribenha enfrentou em anos.
O Instituto de Meteorologia de Cuba alertou sobre “uma situação extremamente perigosa” no leste, enquanto o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) monitorava o avanço do furacão sobre o território cubano. Antes de alcançar Cuba, Oscar passou pela ilha de Inagua, nas Bahamas, provocando estragos na região.
Em resposta à ameaça, o governo cubano suspendeu as aulas até quarta-feira (23) e recomendou que apenas trabalhadores essenciais saiam de casa na segunda-feira (21). A decisão, que reflete a seriedade da situação, também leva em conta a crise energética que tem impactado o país.
Pouco antes do furacão, autoridades conseguiram restabelecer a energia para 160 mil clientes na capital, Havana, mas a chegada de Oscar ameaça esse progresso. O NHC prevê que a tempestade perca intensidade, podendo se transformar em uma tempestade tropical enquanto se move em direção ao norte de Cuba na segunda-feira (21) e cruza as Bahamas centrais na terça-feira (22).
Por: Redação
Foto: Reprodução/CIRA/NOAA